788kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Volvo regista volante que desliza de um lado para o outro

Este artigo tem mais de 3 anos

Tornou-se público um registo de patente efectuado pela Volvo, em que a coluna da direcção pode ser deslocada de um lado para o outro, com isso mudando (radicalmente) o conceito do lugar do condutor.

7 fotos

Lembra-se do Mini original? Em vez de ter o velocímetro bem à frente dos olhos do condutor, colocava-o ao centro do tablier, uma solução invulgar e pouco prática, mas que permitia ao fabricante simplificar a produção, quer se tratassem de unidades destinadas a países com direcção à esquerda ou à direita. Pois bem, a Volvo retoma de certa forma essa ideia, mas a um nível bem mais complexo. O fabricante nórdico patenteou uma tecnologia que permite que o volante e o painel de instrumentos possam ser deslocados de um lado para o outro, com isso alterando radicalmente a ideia que temos do lugar do condutor.

O construtor sueco não fez qualquer comentário acerca do sistema patenteado que, inclusivamente, prevê a possibilidade de colocar os comandos do veículo ao centro, qual McLaren F1 de 1992 ou, mais recentemente, o novo superdesportivo T.50, também ele projectado por Gordon Murray. O esquema que sugere uma posição de condução central implicaria a utilização de um banco corrido à frente.

T.50 põe em xeque Ferrari, McLaren e Lamborghini

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ideia é operacionalizada com recurso a uma calha para deslocar o volante, sendo que a direcção, por ser by-wire, continuará funcional independentemente da posição em que se encontra. Já a instrumentação é explorada em dois graus de sofisticação. A opção mais vanguardista passa por integrar no tablier um ecrã digital a toda a largura que, em função da posição do volante, exibiria por detrás deste os dados relativos à condução. A alternativa mais simples é incorporar um display mais pequeno, que se move solidariamente com a coluna da direcção.

Volvo-variable-driving-posi... by Simone Carvalho

Mas, então que é que acontece aos pedais e à caixa de velocidades? Neste caso, a patente consegue ser ainda mais surpreendente, pois se o comando da transmissão pode deslizar por calhas tal como os bancos, a pedaleira é substituída por uma espécie de almofadas sensitivas… Na prática, tratar-se-á de revestir o piso do veículo com painéis que respondem à pressão/toque, devidamente dispostos ao longo de toda a largura do veículo, ficando activas apenas as “almofadas” com sensores accionados hidráulica ou pneumaticamente, cujo alinhamento corresponde à posição do volante.

Mais do que baixar os custos de produção, esta flexibilidade na definição do lugar do condutor destina-se essencialmente a preparar a condução autónoma. Por um lado, a patente defende que há vantagens em “pôr para o lado” o volante quando este não é necessário, permitindo aos ocupantes do veículo aproveitarem melhor o espaço disponível no habitáculo e o tempo que despendem na viagem, a ler um livro ou a ver um filme, por exemplo. Por outro lado, esta tecnologia permite que onde quer que o condutor esteja, desde que seja à frente, possa rapidamente assumir o controlo da máquina, o que incutiria um grau de segurança acrescido nas deslocações com tecnologia de condução autónoma de nível 3 ou 4. Isto é, sistemas que basicamente dispensam o condutor, mas prevêem que este possa ser chamado a intervir em situações críticas. Entretanto, recorde aqui como é que o fabricante sueco antecipa o nível 5, no concept 360c:

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora