Os negócios na indústria diminuíram 5,6% em agosto, em termos homólogos, abrandando a quebra face à contração de 11,0% registada em julho, segundo dados esta quinta-feira divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em agosto, o índice relativo ao mercado nacional diminuiu 6,3% face ao mesmo mês do ano passado (-9,1% em julho), enquanto o índice referente ao mercado externo recuou 4,3%, contra os -13,7% do mês anterior.

Sem considerar o agrupamento de ‘energia’, as vendas da indústria diminuíram 4,0% (redução de 8,3% em julho).

Numa análise por agrupamentos, verifica-se que a ‘energia’ teve a variação homóloga mais baixa (-10,1%), embora recuperando 10,9 pontos percentuais face a julho, e deu o contributo mais negativo (-2,6 pontos percentuais) para a variação do índice total.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já os agrupamentos dos ‘bens intermédios’ e dos ‘bens de consumo’ contribuíram, cada um, com -1,3 pontos percentuais, em resultado das variações de -4,3% e -4,5%, respetivamente (-9,2% e -5,8% em julho, pela mesma ordem).

Quanto aos ‘bens de investimento’, diminuíram 2,6%, após a redução de 10,9% observada em julho.

Este ano, a maior queda do índice de volume de negócios na indústria do INE foi de 33,5%, registada em abril, e a segunda maior foi de 30,9%, em maio.

Em agosto, o emprego, as remunerações e as horas trabalhadas na indústria registaram reduções homólogas de 2,7%, 2,2% e 2,7%, respetivamente, contra descidas de 3,0%, 0,3% e 8,6% em julho, pela mesma ordem.