A Câmara de Alcobaça, no distrito de Leiria, prevê iniciar este ano a construção da nova zona industrial da Benedita e do pavilhão multiusos, duas das maiores empreitadas da autarquia, num investimento de 12 milhões de euros.

A outorga da construção da Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB) “vai ser feita na segunda-feira e o contrato será no mesmo dia enviado para visto do Tribunal de Contas (TdC)”, disse na quinta-feira à agência Lusa o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio (PSD), estimando que a obra “possa iniciar-se ainda este ano”.

O investimento de 7,5 milhões de euros “faz desta a maior empreitada de sempre adjudicada pela Câmara”, afirmou Paulo Inácio, sublinhando “a extrema importância” do investimento para a freguesia da Benedita, “a zona do concelho com maior dinâmica empresarial”. A nova zona industrial da Benedita ocupará, numa primeira fase, uma área de 53,7 hectares de terreno com 76 lotes destinados à instalação de indústria, empresas de logística, armazéns, comércio e serviços. A obra tem um prazo de execução de 18 meses.

Já na quinta-feira o autarca outorgou o contrato de empreitada do novo Pavilhão Multiusos de Alcobaça, um investimento de 4,5 milhões de euros. A verba contempla a requalificação do atual pavilhão de feiras e exposições, o MercoAlcobaça, num pavilhão multiusos “com capacidade para receber feiras, congressos, concertos e eventos desportivos”, explicou o autarca.

Segundo Paulo Inácio, o novo pavilhão “terá capacidade para receber até cinco mil pessoas em pé” e será dotado de um auditório, camarotes, gabinetes, balneários, um terraço, um espaço “lounge” e 370 lugares de estacionamento. A estimativa do autarca é de que o contrato seja visado pelo TdC no próximo mês, devendo a obra arrancar até ao final de 2020 e ficar concluída 18 meses depois. “São dois projetos estruturantes para o concelho e para a região, que irão injetar verbas na economia local e criar muitos postos de trabalho diretos e indiretos”, concluiu Paulo Inácio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR