Luis Suárez parece estar a viver uma nova vida. Mudou-se para o Atl. Madrid, estreou-se com dois golos e uma assistência, foi titular ao lado de João Félix nas duas jornadas seguintes e esta quinta-feira voltou a marcar pela seleção do Uruguai, contra o Chile, num jogo de qualificação para o Mundial de 2022. Parece que o Barcelona ficou no passado, fechado numa caixa com cadeado. Mas a chave é facilmente encontrada em qualquer entrevista.

Em declarações aos meios da Federação Uruguaia de Futebol, o avançado de 33 anos não fugiu a nenhum tema e falou de tudo, sobre tudo, de todos e sobre todos — sem esquecer novas críticas à forma como foi tratado por Ronald Koeman e pelo próprio clube. Ainda assim, Suárez continua a encarar a mudança como algo positivo e como um novo capítulo numa carreira que parece ter ainda muito para dar.

“Foi difícil porque foi um misto de sensações, com alguma tristeza por mudar de cidade, pela minha família, pelos meus filhos… Como eu lhes digo, têm de valorizar que são privilegiados porque estivemos seis anos no mesmo sítio e não é fácil consolidarmo-nos numa equipa como o Barcelona. Apareceu a possibilidade de ir para o Atl. Madrid. Tinha de mudar de cidade mas a vida em Espanha é parecida. Obviamente, não recebi muito bem as mensagens do clube de que tinha de encontrar uma solução. Pela forma como foram feitas, acima de tudo. Mas temos de aceitar quando cumprimos um ciclo. Foram dias que passei a chorar pela situação que estava a viver”, explicou o avançado uruguaio, que garantiu que a família só queria vê-lo “feliz e contente” e que isso não estava a acontecer no Barcelona.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Há coisas que não se sabem mas ir treinar para o Barcelona e mandarem-te treinar à parte porque não pertencias aos 22 jogadores num 11 contra 11… A minha mulher é que me via triste, via-me cabisbaixo e o que ela queria era voltar a ver-me rir e feliz num relvado. Por isso deixou-me tomar a decisão e quando apareceu a possibilidade do Atlético nem duvidei um momento”, acrescentou Suárez.

Suárez rescindiu com o Barcelona, vai sair a custo zero e está perto de ser reforço do Atl. Madrid

O agora avançado do Atl. Madrid comentou também a mensagem que Leo Messi publicou nas redes sociais quando ficou confirmada a saída de Suárez do Barcelona, em que o argentino criticava claramente o clube e a forma como o jogador tinha sido tratado. “Não me surpreendeu porque conheço-o demasiado bem, sabia a dor que ele estava a sentir, eu também a tinha e disse-lhe, como ele me disse a mim. Sentir que te estão a afastar é o que mais dói. Somos adultos, eu levava seis anos no Barcelona e havia outras maneiras de falar comigo… Mas as formas que escolheram não foram boas e isso foi o que também o incomodou. Eu não o vejo como Leo Messi, como toda a gente o vê. Vejo-o como um amigo, como um companheiro, e ele sabe o que nós sofremos, o mal que passámos nesse momento”, desabafou o jogador, que na terça-feira volta a entrar em campo pelo Uruguai para defrontar o Equador.

Ainda assim, e no meio de todas as mudanças, Suárez garante que se sente “muito feliz”. “Tenho de me habituar a certos tópicos do futebol daqui para a frente mas estou contente. A minha família está mais do que contente e continuar a apoiar-me”, terminou o avançado, que deixou Camp Nou como o terceiro melhor marcador da história do clube.