Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau (SMG) emitiram este domingo um alerta de tempestade tropical. As autoridades de Macau indicaram que o sinal número 1 foi emitido “às 22h00 (15h00 em Lisboa)”, quando a depressão tropical estava “a cerca de 770 quilómetros” a sudeste de Macau, indicaram, em comunicado.

A depressão tropical “está a intensificar-se gradualmente e vai continuar a mover-se para oeste” em direção a Hainão, a sul da China, acrescentou a mesma nota. Os SMG referiram ainda existir uma “probabilidade relativamente alta” de emitirem o sinal número 3, na segunda-feira à noite.

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, que são emitidos tendo em conta a proximidade da tempestade e a intensidade dos ventos.

Para este ano, as autoridades de Macau disseram prever quatro a seis tempestades tropicais no território em 2020, algumas delas podendo mesmo “atingir o nível de tufão severo ou super tufão”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em setembro de 2018, a passagem do tufão Mangkhut por Macau causou 40 feridos e prejuízos económicos diretos e indiretos no valor de 1,74 mil milhões de patacas (192 milhões de euros).

Um ano antes, o tufão Hato, posteriormente denominado de Yamaneko pelas autoridades locais, tinha causado dez mortos, 240 feridos e prejuízos avaliados em 12,55 mil milhões de patacas (1,3 mil milhões de euros).