Horas depois de ter sido conhecido o comunicado da direção do agrupamento escolar, a explicar aos encarregados de educação que a Escola Básica Marques Leitão, em Valbom, Gondomar, ia estar encerrada esta segunda-feira, por falta de funcionários para cumprir as diretrizes da Direção-Geral da Saúde (DGS) relacionadas com a covid-19, a Câmara de Gondomar anunciou este domingo à noite que afinal não será assim.

De acordo com a autarquia, estão garantidas as condições para o normal funcionamento da escola básica, “dentro das normas de segurança”, pelo que o estabelecimento abrirá na segunda-feira “para todas as turmas”.

No comunicado enviado aos encarregados de educação, a direção do agrupamento informava que a escola iria encerrar na segunda-feira, já que nesse dia iria contar com menos três funcionários, que cumpririam o terceiro e último dia de isolamento, por instrução da linha Saúde 24.

Com este défice de pessoal, lia-se no comunicado, faltam “condições mínimas de segurança que permitam o normal funcionamento das atividades letivas”.

Num post publicado posteriormente na rede social Facebook, a Câmara de Gondomar esclarece não ter sido contactada no decorrer da tomada de decisão de encerrar a escola, tendo, inclusivamente, o presidente da autarquia, Marco Martins, e a vereadora da Educação, Aurora Vieira, se reunido com todos os diretores de agrupamento do concelho na sexta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

// COMUNICADOConhecida a decisão de encerrar a Escola Básica Marques Leitão, em Valbom, o Município de Gondomar entende…

Posted by Câmara Municipal de Gondomar on Sunday, October 11, 2020

“A Câmara Municipal de Gondomar, tendo tomado conhecimento da decisão ao início da noite, estabeleceu contacto, de imediato, com o Delegado Regional da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEST) e a Diretora do Agrupamento Escolar, no sentido de garantir o seu normal funcionamento, dentro das regras da segurança, dando assim resposta às necessidades das famílias”, lê-se na nota do município.

Desta forma, é acrescentado, a “escola básica 2/3 Marques Leitão abrirá amanhã [segunda-feira] para todas as turmas”.

A autarquia refere ainda que manterá “contacto direto com o delegado regional e o agrupamento escolar, acompanhando novas informações que possam surgir”.

O município de Gondomar, no distrito do Porto, regista 1.289 casos confirmados de infeção pela covid-19, de acordo com dados da Direção-Geral de Saúde reportados a sábado.