Os governos de Portugal e do Brasil anunciaram esta segunda-feira o levantamento do embargo aos produtos lácteos dos Açores, em vigor desde 2015, após um encontro bilateral, em Lisboa, que juntou as ministras da Agricultura dos dois países.

“Neste encontro bilateral foi anunciado o levantamento do embargo aos produtos lácteos dos Açores, que vigorava desde 2015”, indicou, em comunicado, o Governo.

Além da ministra da Agricultura de Portugal, Maria do Céu Antunes, e da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, esteve igual presente no encontro o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

De acordo com o executivo português, nesta reunião foi também possível ultrapassar questões que “dificultavam a proposta de novas empresas nacionais para a exportação de lácteos para o Brasil”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Citada no mesmo documento, Maria do Céu Antunes afirmou ser “essencial para todos os que trabalham na cadeia de abastecimento” falar de oportunidades de crescimento, inovação e resiliência do setor. “Acredito que deste diálogo sairá reforçada a nossa cooperação histórica, seja no domínio técnico e da transferência de conhecimento, seja no estreitamento das nossas relações comerciais”, sublinhou.

Por sua vez, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias sublinhou a necessidade de cooperação entre Portugal e o Brasil, bem como uma maior aproximação aos países de língua portuguesa.

“Como países irmãos podemos ter relações comerciais mais fortes e mais próximas”, notou.