No nosso mercado, anualmente, comercializam-se três vezes mais automóveis usados do que novos, com os últimos a superarem as 200.000 unidades mas os primeiros a oscilarem entre os 500.000 e os 600.000 veículos. Mas este é um tipo de transacção morosa e aborrecida para a maioria dos condutores que desejam desfazer-se do seu carro antigo. Primeiro, há que determinar o valor do usado, para depois encontrar potenciais compradores, reunir-se com uma série interminável de interessados e, por fim, materializar a venda. O Avaliar Carro pretende tornar todo o processo mais célere e capaz de ser realizado quase sem ter de sair de casa.

Esta empresa, que existe desde 2005 com o objectivo de servir clientes tão díspares como gestoras de frotas, financeiras, seguradoras e concessionários, aproveitou o crescimento do negócio digital para lançar o site www.avaliarcarro.com, com a finalidade de passar igualmente a servir os clientes que desejem saber quanto vale o seu carro usado.

Avaliar a “duas velocidades”

“A avaliação é fornecida gratuitamente e de forma imediata através do nosso site, mas se o cliente pretender uma avaliação mais realista do seu veículo, já tendo em conta o número de quilómetros, o nível de equipamento e os extras, então também respondemos a essa solicitação, mediante um custo adicional de 1,49€”, explica Luis Ribeirinho, um dos responsáveis pela empresa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas nem só os condutores que se querem “livrar” do seu carro antigo podem resolver os seus problemas no novo site, uma vez que aí, de acordo com o responsável, “também são disponibilizadas avaliações oficiais como as que são requeridas pelas seguradoras, ou pelo tribunal, em caso de partilhas”.

Agilizar a venda do carro usado

Sabendo que nem todos os clientes querem ou podem estar a perder tempo a tentar vender o seu carro usado, tendo o trabalho de publicar o anúncio e a mostrar o veículo a dezenas de interessados, o site agiliza esta fase do negócio, colocando o vendedor em contacto com empresas especializadas, sejam eles comerciantes ou leiloeiras, para que a venda se processe rapidamente.

O modelo terá então de ser mostrado às entidades que tenham apresentado propostas de aquisição do veículo em causa, o que visa sobretudo determinar o estado de conservação do usado. De seguida, o potencial comprador apresenta uma proposta formal que, contudo, o cliente não é obrigado a aceitar.

A percentagem dos clientes que visitam o Avaliar Carro e que desejam ajuda para apressar a venda ronda 5%, sendo que os que necessitam de uma avaliação detalhada do veículo, ou uma declaração oficial do seu valor, é ligeiramente inferior. O novo site espera ter cerca de 500 solicitações de avaliações diárias, valor que deverá ter tendência para aumentar.