Aos 94 anos, e depois de meses no conforto do Castelo de Windsor, a rainha participou presencialmente, pela primeira vez desde o início da pandemia, num compromisso oficial. Na companhia do neto, o duque de Cambridge, Isabel II foi além dos limites da propriedade real e visitou esta quinta-feira o Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa em Porton Down, um parque científico em Wiltshire.

É, escreve a Sky News, a primeira vez que a rainha se encontra oficialmente com membros do público, depois de em março último ter trocado o Palácio de Buckingham para viver em Windsor à conta da pandemia provocada pela Covid-19. O evento acontece numa altura delicada — o Reino Unido registou esta quarta-feira quase 20 mil novas infeções e 137 mortes.

BRITAIN-ROYALS-SCIENCE-DEFENCE

A rainha e o príncipe William à chegada (POOL/AFP via Getty Images)

Tanto a rainha como William foram fotografados com os rostos a descoberto, sem quaisquer máscaras, quando visitaram Porton Down — a visita teve como objetivo inaugurar o novo Centro de Análise Energética. Ambos encontraram-se com cientistas envolvidos em investigação relacionada com a ameaça terrorista no Reino Unido e falaram também com cientistas que têm apoiado o país na resposta à pandemia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Naturalmente que as medidas de segurança foram maximizadas a propósito da visita da rainha, com todas as 48 pessoas presentes, previsivelmente mais próximas de Isabel II, a serem previamente testadas para a Covid-19. Além disso, as pessoas foram organizadas em pequenos grupos e mantiveram-se sempre a uma distância de dois metros de Isabel II e de William. Aos 94 anos, a monarca é obviamente uma pessoa de risco.

BRITAIN-ROYALS-SCIENCE-DEFENCE

Isabel II visita o novo Centro de Análise Energética (POOL/AFP via Getty Images)

A rainha tem estado desde março no Castelo de Windsor juntamente com o duque de Edimburgo, que em junho passado celebrou 99 anos de vida. É nesse cenário que Isabel II tem participado em eventos virtuais, fazendo até uso de videochamadas para estar em contacto com instituições de caridade e não só.