A famosa livraria do Porto fechou portas a 1 de junho, mas não ficou parada. Lançou um prémio literário através do qual desafios os seus leitores a escreverem um conto inspirado no período de confinamento decorrente da pandemia. “A resposta foi avassaladora”, avança a Lello, que garante ter recebido 5600 histórias escritas por autores oriundos de 39 países. As seis melhores receberam um prémio de mil euros e são agora publicadas num livro de 162 páginas, edição disponível em português, inglês e espanhol.

Mathieu Fleury é enfermeiro e encontrou na escrita de “A Balada do Mamífero” o escape da realidade dura com que tem lidado durante a pandemia. No seu enredo, explora sentimentos como solidão, esperança, raiva e a desilusão.

“As Netas de Bernarda Alba” é o conto escrito por Cláudia Barbieri, que dialoga com a peça de Federico García Lorca, “A casa de Bernarda Alba” (1936). Seis décadas depois, o destino repete-se, agora motivado pela Covid-19. Eis o luto e o medo da morte vividos no feminino.

Livraria Lello lança “Contos da Quarentena”, o prémio que distingue autores revelação com seis mil euros

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Hugo Araújo cria em “Breve Relato da Loucura do Menino Jesus”, uma história intemporal inserida numa paisagem do Portugal rural. Narra conspirações, medos, angústias e questionamentos comuns a todos. Já Helena Correia e Cláudia Fernandes passaram para o papel as tensões trazidas pelo confinamento, que tantos, incluindo as próprias, terão sentido durante os últimos meses. “O Duelo” retrata a discórdia de um casal, num constante contraponto entre o silêncio e a sua profanação.

Numa narrativa que parece ter surgido de um encontro entre Lovecraft e Edgar Allan Poe, Frederico Klumb explora em “Os Gatos” os misteriosos episódios da vida de um casal em confinamento. Usando a escrita como fuga para a realidade, o autor aborda desejos e sonhos que se fundem e confundem, através da relação entre humanos e animais. Por último, Márcio Cruzeiro criou nas páginas da distopia “2 Bilhões” uma realidade pós-pandémica, que, ainda que ficcionada, se torna muito semelhante àquela que vivemos.

“Contos da Quarentena” será apresentado esta sexta-feira, pelas 21h30, na Livraria Lello, com os seis autores premiados, mas também os escritores José Luís Peixoto e Andrea Del Fuego, ambos vencedores do Prémio Literário José Saramago.