Três congregações judaicas em Rockland, nos Estados Unidos, estão a processar o governador do estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, acusando-o de discriminação anti-semita, ao “reprimir” os encontros religiosos devido à pandemia Covid-19.

O processo, que deu entrada no tribunal federal de Manhattan na quarta-feira, acusa o governador democrata de fazer comentários negativos, falsos e discriminatórios sobre a comunidade judaica ortodoxa, ao impor medidas para combater o vírus que se encontram em expansão nas chamadas “zonas vermelhas” da região.

“A maior parte dos grupos ultra-ortodoxos tem sido cooperativa com as autoridades. Há um número relativamente pequeno que não está a colaborar”, comentou Cuomo aos jornalistas, após alguns rabis e sinagogas terem considerado as restrições religiosas anticonstitucionais.

Na segunda-feira, o governador de Nova Iorque tinha voltado a pedir à comunidade judaica ortodoxa, onde se concentra uma grande parte das novas infeções pelo novo coronavírus no estado, para evitar concentrações como forma de “salvar vidas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Digo aos meus amigos da comunidade hassídica: a fé hebraica ensina-nos pikuach nefesh, que significa ‘salvar vidas'”, disse Andrew Cuomo, em conferência de imprensa, reiterando aos judeus ortodoxos, que este fim de semana celebram um feriado, que não devem assistir a cerimónias religiosas com mais de 10 pessoas.

Segundo o governador, “os ensinamentos hebraicos” dizem que a não participação em celebrações religiosas pode ser “desculpada por uma questão de saúde, vida e segurança”.

As regras limitam as cerimónias religiosas no interior do espaço de culto a 10 pessoas nas “zonas vermelhas“, as mais afetadas pela pandemia, que incluem áreas onde se concentram comunidades judaicas ultra-ortodoxas, e também obrigam ao encerramento de escolas e algumas empresas não essenciais.

Nas chamadas “zonas laranja”, que rodeiam as “zonas vermelhas”, as concentrações religiosas estão limitadas a 25 pessoas. As restrições aplicam-se em seis áreas da cidade de Nova Iorque, para além dos condados de Rockland e Orange, e partes de Binghamton.

Segundo dados divulgados esta sexta-feira por Andrew Cuomo, a taxa de infeção pelo novo coronavírus nas “zonas vermelhas e laranjas” é de 5,7%, enquanto na cidade de Nova Iorque a