O número de pessoas infetadas com Covid-19 relacionadas com um surto em valências da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, no distrito de Évora, subiu para 24, disse esta sexta-feira à agência Lusa fonte da instituição.

Na quinta-feira, o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Jorge Rosa, tinha indicado que, pelo menos, 13 pessoas relacionadas com este surto estavam infetadas, incluindo dois familiares de uma funcionária do Centro de Dia de Bencatel, no concelho de Vila Viçosa.

Tiago Salgueiro, membro da mesa administrativa da instituição, disse esta sexta-feira à Lusa que, em relação aos resultados recebidos até esta sexta-feira, dos 140 testes efetuados a todos os utentes e funcionários da misericórdia, há 22 pessoas com resultado positivo, mais onze em relação a quinta-feira.

A acrescentar a estes casos, há ainda os dois familiares da funcionária do Centro de Dia de Bencatel.

Segundo o responsável, no que respeita àquelas valências, os casos positivos de Covid-19 respeitam a duas funcionárias e 11 utentes do Centro de Dia de Bencatel, três utentes e três funcionárias do lar de idosos de Vila Viçosa e três funcionárias do Centro de Dia de São Romão, no concelho de Vila Viçosa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os utentes dos centros de dia estão “todos isolados em casa”, com acompanhamento das famílias e dos serviços da misericórdia, enquanto os utentes do lar “estão isolados”, no mesmo edifício, “numa área específica de confinamento”, já determinada no âmbito do plano de contingência da misericórdia, adiantou.

Em conjugação com a Administração Regional de Saúde do Alentejo e com a Segurança Social está a ser preparado um hospital de campanha no antigo Centro de Saúde de Vila Viçosa”, realçou.

Segundo o responsável, “os serviços técnicos da misericórdia estão a fazer um acompanhamento pormenorizado da situação e a desenvolver todas as diligências para encontrar soluções”.

A instituição aguarda ainda os resultados dos testes feitos aos utentes do Centro de Dia de São Romão, que devem sair esta sexta-feira, e uma funcionária do lar de Vila Viçosa vai ter que repetir o teste.

Segundo o provedor, a primeira pessoa que testou positivo à doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, foi uma funcionária do Centro de Dia de Bencatel, que após confirmação, deu origem aos testes realizados na quarta-feira.