O Parlamento Europeu (PE) inicia esta segunda-feira uma sessão plenária que marca o regresso do modelo por videoconferência, devido à situação da pandemia de Covid-19, e com a nova Política Agrícola Comum (PAC) a dominar a agenda.

A proposta apresentada pela Comissão Europeia para a nova PAC -a que vigora caduca em 31 de dezembro – é debatida na terça-feira e os vários relatórios que marcam a posição do PE são votados ao longo da semana, com um escrutínio final marcado para sexta-feira.

Até haver um acordo com o Conselho da União Europeia sobre a reforma da PAC, vigorarão regras transitórias, previstas para um prazo de dois anos e que evitarão uma interrupção nas ajudas diretas aos agricultores.

Nesta sessão remota serão ainda debatidas as prioridades da Comissão Europeia para 2021 e os resultados do Conselho Europeu de 15 e 16 de outubro, dominado pela luta contra a Covid-19 e pelas negociações com o Reino Unido sobre um futuro acordo comercial pós-‘Brexit’.

Após meses de sessões plenárias por videoconferência, o PE regressou em setembro e na primeira semana de outubro às reuniões presenciais, em Bruxelas, formato que volta agora a abandonar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR