A Câmara de Vila Nova de Gaia aprovou esta segunda-feira obras e acordos de parcerias no valor de 2,4 milhões de euros que incluem reabilitação de arruamentos e de edifícios públicos e apoios a instituições.

De acordo com um resumo feito pelo presidente da câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, cerca de 700 mil euros destinam-se ao arranjo de estradas e artérias deste concelho do distrito do Porto.

Para apoios a instituições, desde associações, paróquias e clubes desportivos, no total foram esta segunda-feira aprovados contratos e parcerias superiores a um milhão de euros.

Entre as propostas aprovadas destaca-se uma relacionada a Federação de Associações de Pais de Gaia, no valor de 45 mil euros, ou o apoio ao projeto de desporto adaptado de basquetebol em cadeira de rodas do Basket Clube de Gaia, no valor de 15 mil euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já os responsáveis pela organização da IV Bienal Arte de Vila Nova de Gaia, edição de 2021, receberão mais de 36 mil euros.

No capítulo de apoios a juntas de freguesia, cujo total ronda os 700 mil euros, Eduardo Vítor Rodrigues destacou o apoio à requalificação das capelas mortuárias de Mafamude e Vilar do Paraíso, num total de 149 mil euros, enquanto a construção de raiz da casa mortuária de Sandim custará 150 mil euros.

À margem da sessão camarária, quando descrevia aos jornalistas algumas das propostas aprovadas, o presidente da câmara de Vila Nova de Gaia revelou que até ao final do ano conta lançar o concurso para a construção do novo tanatório e crematório do concelho.

O projeto já anunciado antes, prevê a instalação de um equipamento na freguesia de Canelas, nas traseiras do cemitério local.

O concurso será de conceção, construção e exploração, pretendendo a autarquia de Gaia que este tanatório/crematório seja gerido por privados.

“Em princípio a concessão será por 10 anos, mas estamos a ultimar as peças do projeto. Gaia não tem um equipamento deste género e já começamos a sentir a necessidade”, concluiu o autarca.