Spencer Davis, músico britânico fundador da banda The Spencer Davis Group, um dos responsáveis por êxitos como “Gimme Some Lovin'”, e do grupo Traffic, morreu esta terça-feia, aos 81 anos, num hospital em Los Angeles.

O seu agente Bob Birk disse à BBC e ao The New York Times que Davis faleceu num hospital em Los Angeles, onde se encontrava internado desde há uma semana devido a uma pneumonia.

The Spencer Davis Group foi um dos grupos que formaram a chamada “invasão britânica” dos anos 60, como é conhecido coloquialmente o êxito de várias bandas pop britânicas nos Estados Unidos naquela década. Com as bandas The Beatles, The Rolling Stones ou The Who como estandartes, a “invasão britânica” também inclui o grupo The Spencer Davis Group, que começou o seu percurso no início dos anos 60 em Birmingham (Reino Unido). Um dos sucessos de Spencer Davis, que nasceu em 1939 na cidade galesa de Swansea, foi contratar um desconhecido e adolescente músico chamado Steve Winwood. Contam as lendas dentro do rock que o resto dos membros da banda deixaram que Spencer Davis desse o seu nome ao conjunto para que fosse ele a dar entrevistas, enquanto os outros dormiam nesse período.

De qualquer forma, com Davis na guitarra, Steve Winwood como vocalista, guitarrista e teclas, o seu irmão Muff Winwood no baixo, e Peter York na bateria, a banda alcançou o seu primeiro triunfo em 1965 com “Keep on Running”. Mas este êxito seria pouco quando comparado com o de 1966 com “Gimme Some Lovin'”, a sua canção mais popular e um clássico ainda hoje nas rádios de rock. No entanto, assim como a incorporação de Steve Winwood foi um impulso para o projeto, a sua saída em 1967 para formar Traffic e logo alcançar o estrelado a solo deixou The Spencer Davis Group fora de jogo quando estavam no momento mais alto em ambos os lados do Atlântico. A banda continuou durante algum tempo sem alcançar o brilho de outros tempos. Já Davis, que se mudou para a Califórnia, trabalhou no outro lado da indústria musical como executivo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR