789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Rapper aos 40". Foste o génio do mês há uns anos e depois não aconteceu nada? Este filme é para ti

Este artigo tem mais de 3 anos

"The 40-Year Old Version" é o título original do filme que venceu prémios em Sundance e agora está na Netflix. É a história de Radha Blank, que podia ter sido uma estrela mas não foi. Demasiado real?

Na verdade, Radha Blank Radha Blank é uma argumentista e MC nova-iorquina que integrou as equipas de escrita de séries como “Empire” ou o spin-off de “Os Bons Amantes”
i

Na verdade, Radha Blank Radha Blank é uma argumentista e MC nova-iorquina que integrou as equipas de escrita de séries como “Empire” ou o spin-off de “Os Bons Amantes”

Na verdade, Radha Blank Radha Blank é uma argumentista e MC nova-iorquina que integrou as equipas de escrita de séries como “Empire” ou o spin-off de “Os Bons Amantes”

Já não vou dizer que os anos passam depressa porque isso é coisa que sabemos desde a adolescência, mas as décadas? A que velocidade passam as décadas? Ainda somos do tempo em que 20 anos era muito tempo. Se alguém fazia alguma coisa há 20 anos, fazia-o há uma vida. Era o Carlos do Carmo da carpintaria, a Simone do ponto-cruz, o Oliveira da assessoria de imprensa, do que fosse. Eis senão quando somos nós lá, já, a reportarmo-nos a coisas que aconteceram há 20 anos ou mais.

Há dias li, imagine, que estavam a publicar justamente uma edição comemorativa dos 20 anos de All That You Can’t Leave Behind dos U2 – é obsceno! 20 anos tem o Achtung Baby – toda a gente sabe! Para sempre! Ou querem convencer-me de que coisas como a Expo 98 algum dia também terão acontecido há 50 anos? Ridículo.

E, no entanto, para efeitos estatísticos e – oiço dizer – biológicos, isto conta mesmo tudo. Não perdoam uma voltinha ao Sol. E assim como a protagonista, argumentista e realizadora de “Rapper aos 40” Radha Blank, eis-nos já tendo cumprido infância, adolescência, vintes, trintas e agora aqui, a dias de completar os grandes, adamastorianos, 40. Como é que isto aconteceu? Não fazemos a menor ideia. Eu juro que vinha devagar.

Radha Blank não é exatamente uma estrela. É uma argumentista e MC nova-iorquina que integrou as equipas de escrita de séries como “Empire” ou o spin-off de “Os Bons Amantes”, (“Shes Gotta Have It”, filme de estreia de Spike Lee, em 1986). Em “Rapper aos 40”, ou melhor, no mais interessante e polissémico original “The 40-Year Old Version”, estreado e distinguido em Sundance, salta pela primeira vez também para trás das câmaras e alcança, de longe, o momento mais mediático da carreira. E como? Fazendo um filme sobre ela mesma, ou uma versão muito parecida disso: uma escritora quarentona à procura do que fazer à carreira e à vida. Acertou em cheio – e, por isso, paradoxalmente, nunca mais poderá fazer outro filme assim.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[veja aqui o trailer de “Rapper aos 40”:]

“The 40-Year Old Version” sofre daquele mal de ter um trailer muito bom: os melhores momentos já estavam todos lá. De maneira que vemos o filme como uma viagem confortável, mas não surpreendente, com paragem nas grandes piadas que conhecíamos de antemão (mais as outras duas melhores coisas do filme: a belíssima fotografia a preto e branco, em 35 mm, e a estreia dum carismático Oswin Benjamin, aliás, “D”, o produtor de beats que vai acompanhar Radha na descoberta da sua verdadeira voz). Mas esta comédia ambientada no Harlem e que pode encontrar, por estes dias, na Netflix, toca naturalmente ao coração fraco de qualquer artista não-aclamado com que tudo o que sonhou (98% dos casos, portanto).

Radha, que usa e abusa do nome próprio para batizar a personagem, é uma dramaturga a quem se augurou tudo, que foi incluída numa lista dos “30 com menos de 30 a seguir com atenção” e que foi efetivamente seguida com atenção, mas… depois não aconteceu nada. Não confirmou o que esperavam dela, ficou a dar aulas – ó indignidade! – de drama no liceu e, agora, à beira dos 40, tem oportunidade de levar uma peça à Broadway, desde que aceite escrever o que o produtor (J. Whitman, Reed Birney) quer.

E aqui entra o mistério das décadas: na cabeça de Radha, aquela inclusão nos “30 com menos de 30 a seguir” não aconteceu há muito tempo, ainda está ali, em vigor, é uma medalha ao peito… Mas, para o mundo, não; para o mundo, passaram dez anos. E esta é a questão, caro leitor: quanto tempo tem uma década? 10 anos, ok – mas em quanto tempo passa? Dizem que o tempo voa quando nos estamos a divertir e que demora quando estamos em sofrimento – mas e quando não nos estamos a divertir nem a sofrer? Quando estamos só a pensar, a planear como vamos ser o que acreditamos que somos capazes de ser? Quando estamos a ensaiar o salto para que saia mesmo bem e, depois, afinal, percamos a confiança para o fazer – ou os joelhos já não o permitam, como os de Radha, sempre a chiar de cada vez que se baixa?

O filme conta a história de Radha, uma dramaturga a quem se augurou tudo, que foi incluída numa lista dos “30 com menos de 30 a seguir com atenção” e que foi efetivamente seguida com atenção, mas… depois não aconteceu nada

Jeong Park / NETFLIX

Hoje em dia, o mundo é mais fácil porque o sonho é ser influencer. Mas no tempo em que o verdadeiro artista não queria influenciar ninguém, só ser amado como um deus, putos como este que vos fala cresciam a querer ser levados em ombros pela multidão em Glastonbury, receber o Nobel da Literatura só pelo escritor que achavam que podiam ser; ensaiavam, pelo sim, pelo não, um discurso para os Óscares – só naquela. Depois, vem a vida, não é? E, se o jogador de futebol tem os relatadores e comentadores e grafismos, todos os dias, todo o dia, a lembrar-lhe a idade, o peso e a atualização do palmarés a cada momento, o menino-prodígio da arte não; tem só algum talento, um grande ego e muita fragilidade.

Nesse delicado equilíbrio químico, se dá a sua invenção – ou o seu fracasso. E como, entretanto, cresceu e tem contas para pagar, escreveu as peças que o produtor quis. “A peça já não é minha”, diz Radha, “A próxima será”, contrapõe o agente (Archie, Peter Y, Kim). É nesta ideia que persiste todo o escritor profissional: escreve para os outros para que a próxima seja a dele.

E se não for?

“Até os meus sonhos precisam de reescrita”, diz a protagonista numa das frases mais felizes do filme. Se nem tudo tiver corrido mal, aos 40, temos ao menos a capacidade, nunca antes atingida pelas décadas anteriores de nos sabermos perdoar. Dificilmente o rap será a saída, como foi para Radha, mas a voz far-se-á ouvir – liberta, por fim, da angustiante tarefa de ter se encontrar.

Alexandre Borges é escritor e argumentista

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora