A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 71 anos, que é suspeito de ter ateado dois incêndios florestais no concelho de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, conforme anunciado esta quinta-feira.

O Departamento de Investigação Criminal da PJ da Guarda refere em comunicado enviado à agência Lusa que os incêndios ocorreram na segunda-feira, entre as 9h50 e as 10h30, distanciados entre si por cerca de 500 metros, na área da freguesia de Figueiró da Granja, no concelho de Fornos de Algodres.

O suspeito, agindo por mero incendiarismo, terá ateado os incêndios por meio de chama direta, com recurso a um isqueiro pessoal, colocando fogo sob a vegetação existente, que rapidamente se alastrou, auxiliado por forte vento que então se fazia sentir, acabando por consumir aproximadamente oito hectares de pinhal, arvoredo disperso, matos e pastos”, refere a fonte.

Segundo a PJ, as chamas também colocaram em “grande perigo várias outras densas áreas florestais, bem como as respetivas áreas residenciais mais próximas, salvas apenas pela rápida e eficaz intervenção dos bombeiros”.

O suspeito foi detido na segunda-feira pela PJ da Guarda, no desenvolvimento de diligências de investigação no âmbito das quais contou com o apoio de elementos da Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente (EPNA) da GNR.

O detido, reformado e com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, foi presente às competentes autoridades judiciárias para primeiro interrogatório e ficou sujeito à medida de coação de apresentações semanais junto das autoridades policiais locais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR