O PS voltou a adiar, agora de 31 deste mês para 07 de novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação face às eleições presidenciais, disse esta sexta-feira à agência Lusa fonte oficial dos socialistas.

A mesma fonte adiantou que este novo adiamento da reunião da Comissão Nacional do PS é uma “consequência direta” da resolução do Conselho de Ministros de quinta-feira passada que proíbe a circulação entre concelhos no território nacional durante cinco dias, a partir das 00h de 30 de outubro, até às 23h59 de 03 de novembro.

A reunião da Comissão Nacional do PS para a definição do posicionamento dos socialistas em relação às eleições presidenciais esteve inicialmente prevista para a primeira quinzena deste mês, mas acabou por ser convocada formalmente para o passado dia 24.

No entanto, em 09 de outubro, o PS adiou a reunião de 24 para o dia 31 deste mês, evitando assim que a Comissão Nacional deste partido que coincidisse com o dia de reflexão das eleições regionais dos Açores, que se realizam no domingo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com este novo adiamento da Comissão Nacional do PS para 07 de novembro, em termos de calendário político, os socialistas aproximam a sua decisão sobre as eleições presidenciais do período em que o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deverá anunciar se irá ou não recandidatar-se ao cargo.

Marcelo Rebelo de Sousa manteve uma eventual recandidatura em aberto ao longo do seu mandato e remeteu “lá para novembro” deste ano o anúncio da sua decisão.

Esta sexta-feira, o chefe de Estado esteve com o primeiro-ministro, António Costa, no parlamento, num almoço que assinalou o quinto aniversário da eleição de Ferro Rodrigues para o cargo de presidente da Assembleia da República. E, no que respeita a eleições presidenciais, Ferro Rodrigues já fez saber que tenciona votar em Marcelo Rebelo de Sousa caso decida recandidatar-se ao cargo.

A maioria dos membros do órgão máximo do PS entre congressos parece inclinar-se para aprovar o princípio da liberdade de voto como orientação, apesar de já estar no terreno a candidatura presidencial da ex-eurodeputada socialista Ana Gomes.