Os três jornalistas e um motorista da Rádio Essencial que foram detidos no sábado, durante uma manifestação, em Luanda, foram libertados esta segunda-feira à tarde, disse à Lusa o presidente do Sindicato de Jornalistas de Angola.

Questionado sobre se houve explicações para a detenção ou alguma acusação formal, Teixeira Cândido disse que não foram prestados esclarecimentos. O presidente disse que o sindicato está a preparar um comunicado sobre o assunto, que irá divulgar em breve.

Inicialmente tinham sido detidos seis jornalistas, mas três foram entretanto libertados.

A tentativa de uma manifestação organizada por jovens da sociedade civil, com apoio de dirigentes do maior partido da oposição angolana – União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) -, foi frustrada pelas autoridades, tendo resultado em 103 detenções, ferimentos de polícias, e de manifestantes em números não revelados, além da destruição de meios das forças da ordem.

Os protestos ficaram marcados também pelo arremessar de pedras, colocação de barricadas na estrada com contentores de lixo e pneus a arder pelos manifestantes.

A marcha, convocada por ativistas da sociedade civil, contou com a adesão da UNITA e outras forças da oposição e visava reivindicar melhores condições de vida, mais emprego e a realização das primeiras eleições autárquicas em Angola.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR