A Ford lidera o mercado norte-americano das pick-up há décadas. Há, precisamente, 43 anos. Este desempenho, conseguido muito à custa da F-150, é ainda mais impressionante se tivermos em consideração que, durante este quase meio século, as pick-up foram igualmente o tipo de veículo mais vendido nos EUA.

É esta popularidade e, sobretudo, o seu grande potencial comercial, que tornaram as pick-up tão interessantes para os fabricantes de veículos eléctricos, todos eles desejosos de roubar uma fatia às vendas desta classe de veículos equipados com motores de combustão. Daí que, depois da Cybertruck da Tesla e da R1T da Rivian, tenha surgido a Endurance, fabricada pela Lordstown Motors.

Para provar a mais-valia da sua Endurance, face às pick-up com motor a combustão, a Lordstown organizou um comparativo contra a F-150 para ver quem tem maior capacidade de reboque. Realizada sobre erva, tradicionalmente escorregadia, a prova destinava-se a valorizar a potência e, mais do que isso, o binário a baixo regime, mas igualmente a eficiência da distribuição da potência pelas quatro rodas.

De recordar que a Endurance monta um motor por roda. Aqui literalmente, pois cada um dos quatro motores está dentro da respectiva jante, sendo que o modelo é proposto por valores que começam nos 52.500 dólares, cerca de 45.000€, com uma bateria que assegura uma autonomia de 402 km (250 milhas), segundo o método americano EPA. Veja o vídeo para saber quem se sagra vencedor nesta guerra de reboque:

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