Nunca o número de doentes internados em simultâneo em unidades de cuidados intensivos (UCI) em Portugal tinha sido tão alto.

Esse é um dos dados trazidos por mais um boletim diário da Direção-Geral da Saúde, revelado este sábado. À meia-noite de este sábado, o número de internados nestas unidades hospitalares — dedicadas a tratar doentes graves — era 286, o mais elevado de sempre à mesma hora de referência, 0h. Em hospitais portugueses estão agora internados quase dois mil (1.972) doentes com Covid-19.

Covid-19. Os truques que os médicos de cuidados intensivos aprenderam para salvar mais vidas

Os números surgem refletidos num boletim da DGS que indica que, ao longo das 24 horas de esta sexta-feira, as autoridades de saúde detetaram em Portugal mais 4.007 casos de infeção com o novo coronavírus. É o terceiro dia com mais casos desde a chegada da Covid-19 a Portugal. No mesmo período morreram no país 39 pessoas infetadas com o SARS-CoV-2, o novo tipo de coronavírus.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também é o terceiro dia consecutivo em que o número de casos de infeção detetados pelas autoridades supera o marco dos 4.000 — e o quarto dia consecutivo em que o número de casos em 24h é superior a 3.900. E dos 20 dias com mais casos confirmados de Covid-19 em Portugal em 24 horas, 19 foram neste mês.

Há, porém, notícias mais animadoras. Uma é que o ritmo de aumento do número de contágios parece estar a começar a desacelerar: face ao mesmo dia da semana anterior, o aumento do número de casos confirmados é inferior a 400 (subiu de 3.669 para 4.007). Outra boa notícia é o aumento do número de doentes dados como clinicamente recuperados nas últimas 24 horas. Ao longo de sexta-feira, foram dados como recuperados 2.831: um número sem par na evolução da pandemia neste período temporal, excluindo-se um acerto com acumulado de vários dias.

Menos contactos em vigilância. Norte e Lisboa concentram 82% dos casos

Outro dado plasmado no boletim divulgado este sábado pela Direção-Geral da Saúde que surpreende é a variação no número de pessoas sinalizadas como tendo contactado com infetados, estando por isso “em vigilância” pelas autoridades de saúde. Ao longo das 24 horas de sexta-feira, entre novos contactos de infetados e contactos que deixaram de estar sinalizados há uma variação de -791.

Relativamente à distribuição geográfica de novos casos, a região Norte continua a ser — tal como nos dias anteriores — aquela em que se verifica um aumento mais significativo de infetados com SARS-CoV-2, em termos absolutos: há registo de mais 1.900 casos oficialmente confirmados. A concentração de novos casos na região Norte foi de 47% da totalidade dos casos do país.

Governo estuda novo confinamento total no início de dezembro. Só escolas ficam abertas

Segue-se como região com mais casos Lisboa e Vale do Tejo, onde foram detetados 1.406 novos casos: 35% da totalidade dos novos casos do país. Juntos, Lisboa e Vale do Tejo e Norte concentraram 82% dos casos novos (mais de oito em cada dez) detetados no país.

Se a concentração de casos em Lisboa e Vale do Tejo, 35% do total, é condizente com o número habitantes da região (aproximadamente 34% da população nacional), a concentração de casos na região Norte, 47%, é muito superior ao que seria expectável face ao número de habitantes (concentra quase 35% da população nacional).

Na região Centro foram identificados mais 552 casos de infeção, na região Sul e no Alentejo respetivamente mais 80 e 61 casos, na região Madeira mais cinco e nos Açores mais três.