A Roborace deu os primeiros passos em 2016, surgindo com uma competição para veículos sem condutor, com o objectivo de acelerar o desenvolvimento da tecnologia, pelo que todos os modelos usufruem das ajudas mais modernas. A começar por um processador com inteligência artificial com recurso a seis câmaras, dois radares, 18 sensores ultrassónicos e cinco LiDAR.

O veículo apresenta uma construção similar aos modelos de LMP2 que disputam provas como as 24 Horas de Le Mans, com chassi e carroçaria em fibra de carbono, e monta quatro motores eléctricos com 300 kW cada, cerca de 408 cv. A alimentar tudo isto está uma bateria com uma capacidade de 540 kWh, de modo a permitir uma velocidade máxima de 320 km/h.

Depois de muitos anos de evolução e desenvolvimento, realiza-se este ano a segunda época da Roborace, denominada Season Beta 1.1, por ainda ter uma base experimental. Durante a competição aconteceu de tudo, desde carros a parar sem explicação a outros que faziam piões por pisarem os limites da pista. Mas a exibição mais estranha foi a de um dos veículos, o Sit Acronis Autonomous, que em plena recta da meta apontou directamente contra o muro em vez de seguir a pista. Veja aqui o vídeo:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR