O presidente da Assembleia da República felicitou esta segunda-feira  o dirigente da bancada social-democrata Duarte Pacheco pela sua eleição para presidente da União Interparlamentar, manifestando-se certo de que honrará os 131 anos de história desta organização.

Esta mensagem de Ferro Rodrigues foi transmitida momentos depois de receber a notícia de que o deputado Duarte Pacheco tinha sido eleito para aquelas funções com 222 votos favoráveis num universo de 406.

Mais do que tudo, este resultado é mérito do candidato, muito se devendo à energia e ao dinamismo que sempre demonstrou enquanto membro da delegação da Assembleia da República à União Interparlamentar e nas várias e altas funções que desempenhou e desempenha nesta organização desde 1991, referiu Ferro Rodrigues.

Para o presidente da Assembleia da República, a eleição de Duarte Pacheco “é, pois, o corolário de anos de dedicação à União Interparlamentar e à sua agenda – a defesa do multilateralismo e do diálogo político, em prol dos direitos humanos, da paz e da segurança”.

“Mas a eleição do deputado Duarte Pacheco deve-se também ao prestígio que Portugal e as suas Instituições (em especial, a Assembleia da República) granjeiam junto dos Estados-membros e dos membros associados, sendo também fruto do investimento que, desde há muito, vem sendo feito no domínio da diplomacia parlamentar. Ao deputado Duarte Pacheco endereço as mais sinceras felicitações, e os votos de muitos sucessos na liderança da União Interparlamentar”, escreveu Ferro Rodrigues.

Na sua mensagem, o presidente da Assembleia da República manifestou-se certo de que o dirigente da bancada do PSD “saberá honrar a história de 131 anos da União Interparlamentar e preparar esta organização para os muitos e exigentes desafios que tem pela frente”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR