786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Hank Moody está outra vez no meio de nós? Então, que tudo o resto se californique

Este artigo tem mais de 3 anos

As obras completas deste profeta da desgraça estão disponíveis na HBO Portugal. 84 meias-horas de sexo, drogas e alguma (pouca) literatura, para nos aquecer nestes dias de outono e pandemia.

“Californication”, com David Duchovny, capta acertadamente outra coisa: que a maior parte da vida de um escritor consiste nessa excruciante etapa de passar o dia a não-escrever
i

“Californication”, com David Duchovny, capta acertadamente outra coisa: que a maior parte da vida de um escritor consiste nessa excruciante etapa de passar o dia a não-escrever

“Californication”, com David Duchovny, capta acertadamente outra coisa: que a maior parte da vida de um escritor consiste nessa excruciante etapa de passar o dia a não-escrever

Não é a obra mais densa que já vos foi dada contemplar, mas também não é – de todo – a mais inócua. Qualquer coisa em “Californication” torna-a superficialmente profunda (algo diferente de “profundamente superficial”), talvez porque não haja outra forma de abordar estes assuntos numa série que se quer mainstream que não esta: surfando-os.

Sim. Agora que o mundo se prepara para fechar outra vez e os dias fogem para debaixo das noites mais longas do ano, as sete temporadas da série de Tom Kapinos originalmente exibida de 2007 a 2014 na Showtime e, entre nós, na RTP2 e na FX, estão integralmente disponíveis no catálogo da HBO Portugal. Não salva tudo, mas já nos dá um plano para os primeiros 15 dias deste Outono circunscrito: acampar no sofá e ver ou rever, de fio a pavio, a série que provou o que parecia impossível – que David Duchovny era mais do que Fox Mulder. (Digo isto como um sonho delirante. Não sei exatamente quem vos iria pagar para ficarem 15 dias no sofá a ver televisão).

“Californication” acompanha a migração de um romancista nova-iorquino de sucesso para a solarenga Califórnia, quando a sua relação colapsa e o bloqueio de escritor o toma de assalto. Como dizia um dos trailers da série, Hank Moody é colocado perante a mais difícil das reescritas: a da sua própria vida. Mas Hank, como Oscar Wilde, resiste a tudo, menos a uma tentação. E então, atraiçoa a escrita com o sexo, o sexo com o amor, o amor com o medo. E percebemo-lo – oh, como o percebemos. Temos é Santo António dos Cavaleiros pela janela em vez de Los Angeles. Mas percebemos, Hank. O escritor é apenas um fraco com mais vocabulário disponível.

[o trailer da primeira temporada de “Californication”:]

Hank colhe inspiração, de forma mais ou menos assumida, em Hank Chinasky, alter-ego de Charles Bukowsky. Mas, onde Bukowsky é negro, frio, frequentemente cruel e desesperançado, “Californication” é entretenimento para nos fazer querer virar a página, ou neste caso, ver o episódio seguinte. É demasiado solar para a descoroçoada solidão do escritor, para a angústia da frustração, para o ego atormentado do falhado. Mas essa é, muito provavelmente, a única forma de servir estes assuntos ao grande público e, ao mesmo tempo, contentar até o pequeno nicho intelectual que, assim, pode sonhar que, um dia, talvez também possa frequentar as mesmas mansões, as mesmas festas, as mesmas louras que Moody.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Porque, no fundo, a maioria dos escritores é tão depravada como Moody; não tem é os meios. E independentemente de onde acontece, “Californication” capta acertadamente outra coisa: que a maior parte da vida de um escritor consiste nessa excruciante etapa de passar o dia a não-escrever.

Para além da surpreendente transformação de Duchovny do outrora alienado, seríssimo e discreto investigador de assuntos paranormais do FBI em “X-Files”, no carnal, mundano, cínico e sedutor escritor-ao-sol de “Californication”, a série tem alguns dos seus maiores trunfos no leque de restantes personagens, excelentes secundários no elenco principal e algumas formidáveis personagens entre o elenco recorrente. Madeleine Martin enquanto Becca, a filha adolescente de Hank, que vemos crescer de temporada para temporada; o maravilhoso Evan Handler enquanto Charlie Runkle, agente e melhor amigo do protagonista (quem vê nunca esquecerá, por mais anos que viva, a incursão do pequeno Charlie pelo cinema de adultos, no porno artístico “Vaginatown”); Pamela Adlon, no papel da adicta mulher, ex-mulher e depois mulher de novo de Charlie; Callum Keith Rennie, o carismático Lew Ashby, produtor e parceiro de Hank no crime que marca toda a segunda temporada; ou RZA, o rapper Samurai Apocalipse, que domina a quinta.

Duchovny faz uma surpreendente transformação, do outrora alienado, seríssimo e discreto investigador de assuntos paranormais do FBI em “X-Files”, para o carnal, mundano, cínico e sedutor escritor-ao-sol de “Californication”

Jordin Althaus

Fora estes, há ainda que contar com aparições de muita gente célebre ao longo da descida destes sete círculos da perdição de Hank Moody: Rob Lowe, Michael Imperioli, Carla Gugino, Heather Graham, Kathleen Turner, Amber Heard, Peter Fonda, ou as estrelas rock Tommy Lee, Zakk Wylde, Marilyn Manson e Sebastian Bach, entre outros.

“Californication” tem ainda a inteligência de servir o seu drama sob a forma de “half-hour show”, minutagem habitualmente reservada à comédia. Também por isso convida tanto ao binge-watching. Mas, se quiser ir saltando episódios ou mesmo temporadas inteiras, pode fazê-lo. O enredo é acessível a partir de qualquer entrada, contando que retenha uma coordenada: a única informação que importa é perceber em que ponto está Hank na relação com Karen (Natascha McElhone), a ex-mulher.

Porque, no fundo, “Californication” é um relationship drama, uma série sobre relações, para homens heterossexuais (porém, “friendly” para todos os outros). Uma forma de trazer o sol da Califórnia para estes dias escuros, fechados em apartamentos. A velha trilogia do sexo, das drogas e do rock’n’rol, servida sem culpa.

Alexandre Borges é escritor e argumentista

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora