(artigo em atualização)

A Rádio Observador está a acompanhar tudo ao minuto sobre as eleições nos EUA, com uma emissão especial que deverá durar (pelo menos), entre as seis da tarde desta terça-feira e as 11h de quarta. Pode ouvir a emissão especial em direto clicando neste link, ou se preferir, em fm, em 98.7 na Grande Lisboa, ou em 98.4 no Grande Porto.

Se já ouviu alguma das edições anteriores do Nem 8 Nem 80, sabe que é um tipo de debate muito específico, em que o Miguel Pinheiro e a Sara Antunes Oliveira escrutinam ao detalhe os argumentos em confronto neste frente a frente entre Jaime Nogueira Pinto e Clara Ferreira Alves,  sobre a luta decisiva entre Trump e Biden. Se não ouviu em direto às 18h00, pode agora ouvir aqui em podcast.

Trump vs. Biden. Debate entre Clara Ferreira Alves e Jaime Nogueira Pinto

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Às 19h00 entrou em antena José Manuel Fernandes, publisher do Observador, a avançar o seu prognóstico que aponta para o favoritismo de Biden, apesar de haver margem para uma surpresa, e a refletir sobre a forma de reunificar uma América muito dividida.

“Pode haver uma surpresa, mas em princípio Biden ganha. É preciso ver como se reunifica o país”. A análise de José Manuel Fernandes

Depois de um painel com Alexandre Homem Cristo e Pedro Lomba, às 9 da noite tivemos uma primeira edição especial do Café América, o programa semanal que criámos especificamente para seguir esta campanha, com Sara Antunes Oliveira, Bruno Cardoso Reis, Madalena Meyer Resende e o João de Almeida Dias, um dos dois enviados especiais aos EUA (juntamente com o editor de fotografia João Porfírio). Pode ouvir aqui em podcast.

A falta de gás de Biden e os riscos da transição

Ao longo da noite e madrugada entraram na emissão especial comandada por Ricardo Conceição e Miguel Cordeiro os analistas André Abrantes Amaral, João Marques de Almeida, Lívia Franco, Michael Seufert, Henrique Burnay, Nuno Garoupa, Bruno Cardoso Reis, André Azevedo Alves, João Diogo Barbosa e Miguel Pinheiro.

Pode ouvir aqui o comentário de Miguel Pinheiro depois do discurso de Joe Biden.

“A grande mensagem de Joe Biden é que é preciso contar os votos todos”: a análise de Miguel Pinheiro ao discurso do candidato democrata

Às 6h00, uma hora mais cedo do que é habitual, arrancaram as nossas Manhãs 360, onde a Carla Jorge de Carvalho, o Paulo Ferreira, a Judite França e o Nelson Ferreira contaram com o cientista político Jorge Fernandes, para ajudar a interpretar os resultados, projeções e vários cenários para a vitória de cada candidato.

Depois do Contra-Corrente e do Bom, Mau e Vilão (entre as 8h15 e as 8h30), arranca em direto nova edição do Café América até às 9h30, com Sara Antunes Oliveira, Bruno Cardoso Reis, Henrique Burnay e João Diogo Barbosa.

A seguir às 9h30 teremos uma edição especial mais curta do Tempestade Perfeita, nosso programa de economia, em que o Paulo Ferreira vai receber António Nogueira Leite, João Ferreira do Amaral e Vera Gouveia Barros para analisarem o impacto destas eleições (ou das tendências ditadas pelos resultados até esse momento).

Depois das 10h00, segue-se um Conversas à Quinta especial EUA, com José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto. E a seguir às 10h30, mais tarde do que o habitual, teremos o Tiago Dores com o De Maneira que No Fundo é Muito Isto, antes de um Termómetro especial eleições que nos será trazido pela nossa editora Maria Ramos Silva.

Ao longo de toda a emissão fomos tendo também outros momentos e rubricas relacionados com as eleições que pode agora ouvir em podcast:

Ideias Feitas, com Alberto Gonçalves, sobre a inquietação que as eleições americanas suscitam em tantos portugueses.

Trump é uma vergonha (Marcelo e Costa um orgulho)

Porque Sim Não é Resposta, com Eduardo Sá: podemos amar alguém que não ouve a mesma canção e que vota noutro partido?

Casais divididos: Trump ou Biden?

Aprender a Comer especial, com a nutricionista Mariana Chaves, sobre o fim do programa de alimentação saudável nas escolas dos EUA.

Trump congelou a dieta saudável de Michelle Obama

Som Ambiente com Carlos Pimenta, ex-secretário de Estado do Ambiente, a analisar a política ambiental do atual presidente.

“Trump? É uma história de terror!”

Depois das 11h, a previsão mais fácil é esta: na Rádio Observador continuaremos a acompanhar tudo, aconteça o que acontecer.