Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia voltam a reunir-se por videoconferência em 19 de novembro para discutir a resposta comum à pandemia da Covid-19, anunciou esta terça-feira o porta-voz do presidente do Conselho Europeu.

Tal como discutido na reunião da semana passada dos membros do Conselho Europeu, o presidente [Charles Michel] vai convocar uma nova videoconferência do Conselho dedicada à resposta da UE à Covid-19 para quinta-feira 19 de novembro, às 18h00″ de Bruxelas (menos uma em Lisboa), indicou o porta-voz na sua conta oficial na rede social Twitter.

No último Conselho Europeu presencial em Bruxelas, realizado em 15 e 16 de outubro, os líderes europeus acordaram reunir-se regularmente, mesmo que por videoconferência, para irem acertando e coordenando a resposta europeia à Covid-19, tendo celebrado o primeiro desses encontros na passada quinta-feira, 29 de outubro.

No final dessa videoconferência, Charles Michel e a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, sublinharam a necessidade de, ao contrário do sucedido na primeira vaga da pandemia da Covid-19, na primavera, os 27 estarem desta feita efetivamente “unidos” e “solidários” para enfrentar uma segunda vaga que se está a revelar “brutal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta nova vaga, como recordarem os dirigentes europeus, já forçou a maioria dos Estados-membros a voltarem a adotar medidas restritivas para tentar conter a pandemia e alguns deles a pedir a parceiros europeus que acolham doentes, dado os respetivos serviços de saúde já não terem capacidade de resposta.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos e mais de 46,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Na Europa, já foram contabilizados oficialmente mais de 11 milhões de casos do novo coronavírus desde o início da pandemia e perto de 290 mil mortes, sendo França e Espanha os Estados-membros da UE mais atingidos.