O FC Porto recebe esta terça-feira os franceses do Marselha com o objetivo de somar o segundo triunfo consecutivo na Liga dos Campeões em futebol e reforçar a vice-liderança do Grupo C, em embate da terceira jornada.

Os comandados de Sérgio Conceição saltaram para o segundo lugar com um triunfo caseiro por 2-0 face ao Olympiacos, podendo agora afastar-se do conjunto de Pedro Martins caso derrotem o onze de André Villas-Boas e contem com a ajuda do líder 100% vitorioso Manchester City, que é anfitrião dos gregos.

O FC Porto tem, em primeiro lugar, de pensar no seu jogo, que chega numa altura complicada, depois da segunda derrota em seis jornadas na I Liga portuguesa, no reduto do Paços de Ferreira (2-3), para o pior arranque na prova em quase 30 anos, que deixa os azuis e brancos na quarta posição do campeonato.

Na Europa, as contas estão mais favoráveis e os dragões são favoritos na receção ao Marselha, que chega mais folgado – não jogou no fim de semana, como já havia acontecido aos gregos antes de visitar o Dragão -, mas com um percurso pouco convincente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os franceses venceram os dois primeiros jogos da época, mas, depois disso, só venceram mais dois, em oito, sendo quintos da Ligue 1, com menos seis pontos e menos um jogo realizado do que o líder Paris Saint-Germain, que até já derrotaram.

O jogo poderá ser muito importante nas contas do Grupo C e, de qualquer forma, será especial, pois marca o regresso ao Dragão de André-Villas Boas, que, em apenas um ano na “cadeira de sonho”, conduziu o FC Porto a uma memorável época 2010/11.

Então com 33 anos, ganhou a Liga Europa, a I Liga portuguesa, a Taça de Portugal e a Supertaça, com um futebol de alta qualidade e muitos golos (145), e várias vitórias para a lenda, quatro delas face ao Benfica – incluindo um 5-0 no Dragão e um 2-1 na Luz que selou a vitória no campeonato – de Jorge Jesus.

Villas-Boas, que saiu para o Chelsea e já passou por Tottenham, Zenit e Shanghai SIPG, volta uma década depois e ao comando de um conjunto com alguns craques, como Mandanda, Payet, Darío Benedetto ou Thauvin, mas com um coletivo que não assusta.

Nos outros embates do dia, destaque para a receção do Real Madrid ao Inter de Milão, os dois últimos do Grupo B, da Atalanta ao Liverpool, os dois primeiros do D, e do Lokomotiv, do ‘herói’ Éder, ao Atlético Madrid, do agora goleador João Félix.