Os trabalhadores da agência de notícias Lusa decidiram esta terça-feira, por maioria, que vão estar em greve nos dias 13 e 14 de novembro contra o corte de 29,65 euros da sua remuneração, de acordo com a resolução do plenário.

Este corte “significa menos 326,15 euros por ano no rendimento dos trabalhadores” da única agência de notícias portuguesa, aponta o texto.

“Esse corte é concretizado através da rubrica subsídio de transporte, criada há mais de 20 anos e atribuída a todos os trabalhadores sem quaisquer condicionantes”, refere a resolução do plenário.

Este corte, explicam, foi efetivado no salário “de outubro, de forma unilateral pela administração da empresa”.

Os trabalhadores da Lusa “exigiram ainda o cumprimento integral do Acordo de Empresa, nomeadamente as cláusulas relativas ao pagamento do trabalho extraordinário e noturno, e a integração nos quadros dos trabalhadores com vínculo precário que respondem a necessidades permanentes”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, “os sindicatos tudo farão para inverter a situação e retomar as negociações das matérias pecuniárias previstas no Acordo de Empresa”.

A reunião plenária contou com a participação de 106 trabalhadores online em simultâneo.

A resolução do plenário é assinada pelos sindicatos dos Jornalistas (SJ), dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços, Comércio, Restauração e Turismo (SITESE) e dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Centro Sul e Regiões Autónomas (SITE/CSRA).