Um incêndio deflagrou na madrugada da passada segunda-feira num campo de refugiados de Vathy, no leste da ilha grega de Samos. Não houve registo de feridos, mas 15 tendas foram destruídas, de acordo com a Associated Press, e 150 pessoas ficaram sem abrigo. A direção europeia da Organização Mundial de Saúde dirigiu-se ao local esta terça-feira e ofereceu apoio às autoridades de saúde gregas.

O ministro da Migrações grego, Manos Logotheris, disse que as razões para o incêndio continuavam pouco claras. O fogo começou junto a um local perto do acampamento com vegetação rasteira e foi controlado pouco depois, de acordo com o departamento dos bombeiros de Samos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este incêndio ocorre dias após um forte terremoto ter atingido Samos, tendo causado um mini-tsunami na ilha. O abalo também afetou a Turquia e causou vários mortos e feridos.

Em setembro, já tinham deflagrado vários incêndios no maior campo de refugiados na ilha de Lesbos, que deixou mais de 10.000 pessoas sem abrigo. As autoridades gregas relataram que os fogos foram provocados por um pequeno grupo dos residentes do campo depois da imposição de medidas de isolamento.