O governo chinês vai incluir a resposta à pandemia no plano curricular de várias disciplinas, destacando o “sucesso” que a China teve em lidar com a Covid-19. A medida visa “ajudar os estudantes a compreender o facto básico de que o partido e o Estado colocam sempre a vida e a segurança do seu povo em primeiro lugar”, disse o ministro da Educação chinês, citado pelo The Guardian.

O programa será adicionado ao ensino básico e o conteúdo será transversal a várias disciplinas, como Biologia, Educação Física, História e Literatura. “Os estudantes vão aprender sobre as figuras chave e as ações que surgiram durante a prevenção pandémica […] e vai enriquecer o seu conhecimento sobre o sistema socialista com as características chinesas”, divulgou o Ministério da Educação da China.

A pandemia de Covid-19 começou a espalhar-se em Wuhan, no centro da China. Inicialmente, o governo chinês foi acusado por vários cientistas de tentar silenciar os médicos que denunciaram a situação, mas a China negou sempre as acusações.

Cientista chinesa acusa China e OMS de ocultarem perigosidade do vírus

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois do aumento do número de infeções nos primeiros meses, as autoridades de saúde chinesas conseguiram diminuir o número de casos através de lockdown e de testagem em massa. Atualmente, a China não supera os 50 casos diários — e praticamente todos são importados.

Recentemente, o principal especialista em doenças infecciosas na China considerou improvável uma segunda vaga de infeções pelo novo coronavírus no país, numa altura em que os casos disparam em vários países europeus.

Covid-19. Segunda vaga na China é improvável, diz especialista do Governo chinês

A China já incluiu este ano outra modificação aos programas curriculares, ao promover e divulgar o “espírito lutador” do povo chinês.