A Câmara de Estremoz (Évora) decidiu manter no próximo sábado a realização dos mercados, apesar de o concelho integrar a lista dos 121 municípios com risco elevado de transmissão do vírus da Covid-19, foi esta quarta-feira anunciado.

Em comunicado, a autarquia revelou que todos os mercados de Estremoz, — tradicional, velharias e levante — vão decorrer nos “termos habituais e dando cumprimento às orientações da Direção-Geral da Saúde“, em termos de condições de segurança para os vendedores e clientes, sendo a sua realização avaliada e comunicada semanalmente, em função da evolução epidemiológica no concelho e no país.

O município justifica que o presidente da Câmara de Estremoz, Francisco Ramos, decidiu autorizar a realização dos mercados da cidade, no próximo sábado, tendo em conta “a possibilidade conferida pela Resolução do Concelho de Ministros”, que entrega às câmaras municipais a decisão de autorização da realização de feiras e mercados.

Estremoz é um dos 121 concelhos portugueses que está abrangido, a partir desta quarta-feira e até ao dia 19 deste mês, por medidas especiais para contenção da pandemia de Covid-19, por ser considerado um concelho de risco elevado de transmissão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No comunicado, o município explica que “ao contrário daquilo que aconteceu no passado sábado”, e não havendo atualmente quaisquer limitações à circulação de pessoas entre concelhos, serão admitidos nos mercados todos os vendedores que habitualmente ali comercializam os seus produtos.

A autarquia indicou ainda que vai promover “todas as diligências” para que os mercados da cidade continuem a decorrer com “respeito por todas as condições de segurança para vendedores e clientes”, contribuindo assim para continuar “a dinamizar e valorizar a economia local, especialmente numa época em que tanto tem sido fragilizada pelos efeitos desta pandemia”.

Atendendo à atual situação e evolução da pandemia, a autarquia recomenda que sejam adotadas várias medidas de contenção da propagação do vírus que provoca a doença Covid-19, sugerindo que “todas as pessoas que não tenham necessidade de se dirigir aos mercados para aquisição de produtos ou bens essenciais devem abster-se de o fazer”, no cumprimento do dever de recolhimento domiciliário previsto na lei.

A câmara municipal recomenda também que deve ser cumprido o distanciamento social previsto para a pandemia, afastamento mínimo de dois metros e evitar ajuntamentos de mais de cinco pessoas, nos recintos dos mercados, efetuar a higienização frequente das mãos, pelo que vai ser disponibilizado gel desinfetante nas entradas dos mercados, adoção da etiqueta respiratória, e uso obrigatório de máscara de proteção.

A Câmara de Estremoz, numa publicação segunda-feira na sua página na rede social Facebook, indicou que existem no concelho 105 casos ativos de infeção com o vírus que provoca a Covid-19.