Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Apenas no primeiro torneio disputado depois da categórica vitória em Roland Garros, onde igualou os 20 Grand Slams de Roger Federer, Rafael Nadal, número 2 do ranking mundial, encontrava mais um desafio com a história: isento da primeira ronda no Masters 1.000 de Paris, o espanhol enfrentava o compatriota espanhol Feliciano López na segunda eliminatória podendo alcançar a vitória 1.000.º no circuito ATP. Foi complicado, teve de seguir para terceiro set, mas o triunfo chegou. Estava feita (mais) história no ténis, com os parciais de 4-6, 7-6 e 6-4.

100.ª vitória, 13.º título, o melhor de sempre (na terra batida e não só): Nadal conquista Roland Garros e iguala recorde de Grand Slams

Num ano atípico que começou com a derrota na final da ATP Cup frente a Novak Djokovic e com a eliminação nos quartos do Open da Austrália diante de Dominic Thiem, o espanhol ganhou o torneio de Acapulco ainda antes da paragem por causa da pandemia, regressando meses depois com uma saída precoce nos quartos do Masters de Roma e o triunfo (mais um) em Roland Garros. Agora, Nadal tenta aquela que seria a primeira vitória de sempre no Paris Masters, um dos torneios mais afetados pelo atual contexto que reduziu de forma drástica o prize money de um milhão de euros, valor recebido por Novak Djokovic em 2019, para 225 mil euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O número 2 mundial vai agora defrontar na terceira ronda do torneio francês o australiano Jordan Thompson, que surpreendeu o croata Borna Coric também em três sets. Em caso de triunfo, Nadal pode cruzar com mais um compatriota, neste caso Pablo Carreño Busta, que encontra o eslovaco Norbert Gombos.

Olhando para os números, Rafa Nadal tornou-se esta quarta-feira apenas o quarto jogador na história do ténis a chegar às 1.000 vitórias, depois de Jimmy Connors (1.274), Roger Federer (1.242 e a contar) e Ivan Lendl (1.068). Ainda assim, o espanhol lidera na percentagem de sucesso, 83,3%, mais do que qualquer outro jogador.