A China, apesar de ser conhecida por fabricar produtos baratos e sem grande qualidade, produz igualmente artigos mais refinados, ainda que com preços ligeiramente mais elevados. Isto é válido para todo o tipo de produtos, dos veículos eléctricos aos telemóveis, fabricados naquela região do globo, que depois são enviados para mercados como o europeu e o norte-americano. Daí que seja sem surpresa que os pequenos automóveis eléctricos da Kandi – construtor de que a maioria nunca ouviu falar, fora da China – prometam agora chegar ao Ocidente.

Não deixa de ser curioso que os EUA, muito provavelmente o país em que circulam pela via pública alguns dos maiores e mais volumosos carros do mundo, tenha sido o primeiro mercado, depois da China, onde a Kandi homologou o pequeno K27, um veículo com as dimensões aproximadas de um carrinho de golfe, para circular entre as pick-up monstruosas ou aqueles SUV a perder de vista.

A Kandi é apenas um dos construtores chineses desejosos de começar a exportar os seus veículos para os mercados ocidentais, que vêem os preços deste tipo de automóveis como algo irresistivelmente barato. O K27 é um carro eléctrico com 5 portas e menos de 3,5 metros de comprimento, relativamente alto para incrementar a habitabilidade e com uma estética que deixa bastante a desejar, embora gostos não se discutam.

O K27 monta uma bateria com 17,7 kWh de capacidade, que antecipa uma autonomia de 160 km, não especificando o método utilizado. O mais provável é ser a métrica chinesa, altamente optimista, bastando recordar que com um peso e dimensões inferiores, mas uma bateria similar, o Smart EQ se fica pelos 129 km, de acordo com o sistema europeu WLTP.

O preço do Kandi K27 ronda os 12.300 dólares, cerca de 10.400€, valor que baixa para 8000 dólares, cerca de 6700€, com os incentivos da Califórnia. Resta saber se, depois dos EUA, a Kandi rumará à Europa, onde poderá ‘encalhar’ nos crash-tests, que tradicionalmente não favorecem esta classe de veículos chineses. A Top Speed produziu um vídeo que mostra em pormenor o K27, que passa a ser o eléctrico mais acessível do mercado norte-americano:

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