A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã vai criar um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), cuja candidatura já foi aprovada, anunciou aquela instituição do distrito de Castelo Branco.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a Misericórdia da Covilhã explica que a estrutura se destina a migrantes e que tem como missão providenciar respostas de âmbito local, articuladas com as políticas e práticas nacionais para as necessidades de acolhimento.

Com o alto patrocínio do Fundo Asilo, Migração e Integração e do Ministério da Administração Interna, o centro integra a Rede CLAIM nacional, que tem atualmente 109 unidades.

Este centro terá como missão, em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, informar e facilitar a resolução dos problemas sentidos por estas comunidades, através de uma estrutura de acolhimento e informação em diversas áreas, tais como regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano”, aponta a informação.

A instituição destaca que este serviço irá “contribuir para a existência de respostas locais articuladas”, ajudando a resolver os problemas dos migrantes, e que será uma mais-valia para aquela população e para a cidade em geral.

A estrutura funcionará no campus Misericórdia (alto de Santa Cruz).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR