A liga norte-americana de basquetebol (NBA) chegou a acordo com o sindicato dos jogadores (NBPA) para iniciar a temporada de 2020/21 em 22 de dezembro, após ajustes nos termos, em especial na área financeira, anunciou esta terça-feira o organismo.

A NBA e a NBPA “chegaram a um acordo de princípio sobre o início da temporada 2020/21, bem como a um entendimento nos ajustes a determinadas disposições do atual acordo coletivo afetado pela pandemia da Covid-19”, referem num comunicado.

A nota conjunta acrescenta ainda que o acordo alcançado, que prevê a redução do número de jogos da fase regular de 82 para 72 e de viagens das equipas (em cerca de 25%), terá ainda que ser ratificado pela direção da NBA.

Na sexta-feira, os jogadores votaram favoravelmente o início da época em 22 de dezembro, mesmo com alguns a preferirem 18 de janeiro de 2021 (Dia de Martin Luther King), para permitir um período maior de descanso da temporada de 2020, que terminou em outubro, em particular para os finalistas Los Angeles Lakers (campeão) e Miami Heat.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A abertura do mercado de transferências está marcada para 20 de novembro, dois dias após o draft (processo de alocação de jogadores). Esse período de transações deve ser extremamente intenso, pois os treinos começarão apenas 10 dias depois, a partir de 1 de dezembro.

No plano financeiro, o acordo coletivo foi modificado, devido ao impacto negativo da pandemia de Covid-19 nas receitas, que a NBA estimou em 40%, devido à ausência de público, uma vez que os jogos serão disputados à porta fechada até nova indicação.

As duas partes concordaram com o princípio de reter até 10% dos salários dos jogadores para cobrir perdas em várias temporadas, percentagem que poderá ser aumentada até a um máximo de 20%, mas a diluir nas próximas épocas e nunca na mesma.

A NBA estima ainda que, ao iniciar em 22 de dezembro, o dia de Natal garante-lhe uma audiência entre as mais altas da temporada e o facto de terminar mais cedo, devido à diminuição dos jogos, também irá impedir a competição de colidir com os Jogos Olímpicos Tóquio2020, a decorrer de 23 de julho a 08 de agosto de 2021.