A BMW está disposta a abraçar a electrificação em todas as marcas do grupo, inclusivamente na BMW Motorrad, que se ocupa apenas de modelos de duas rodas. Daí que tenha acabado de dar mais um passo em frente, no evento #NEXTGen 2020, com a apresentação de uma scooter eléctrica com características peculiares, a BMW Motorrad Definition CE 04.

Trata-se de uma evolução do BMW Motorrad Concept Link 2017 e antecipa como é que a marca bávara se pretende mover na cidade. “A Definition CE 04 é a continuação da nossa estratégia de electrificação para a mobilidade urbana e concretiza a ideia de como será um modelo de produção contemporâneo, com o qual elevaremos a mobilidade eléctrica de duas rodas em áreas metropolitanas a um novo patamar, tanto técnica como visualmente”, sublinhou o responsável de Design da BMW Motorrad, Edgar Heinrich.

Tecnicamente pouco foi adiantado, excepto que este concept se baseia numa nova arquitectura que “levou a uma revolução visual”. Nada foi adiantado acerca do motor eléctrico, baterias ou autonomia, mas somos levados a crer que não haverá a ambição de percorrer grandes distâncias num futuro modelo em série com base no estudo agora apresentado. Isto porque a BMW Motorrad frisa que o público-alvo desta scooter é o “cliente urbano que percorre distâncias curtas”, cerca de 12 km diários. Por isso, a marca defende que “o conforto de longa distância é menos importante do que uma fácil acessibilidade”.

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Como tal, o design é dos aspectos mais diferenciadores deste concept que se destina a medir o pulso do mercado. Na CE 04, as formas realçam a função, pois o que se pretende é um veículo eminentemente prático e, de preferência, com uma imagem jovial e urbana. Daí o minimalismo das luzes; os painéis mais “curtos” na secção traseira do motociclo; a irreverência do banco corrido “flutuante” e a funcionalidade da solução com dobradiças laterais e iluminada, onde se pode guardar o capacete ou um saco de compras, aproveitando o facto de a bateria ser plana e estar colocada na parte inferior do quadro.

Mas talvez o aspecto mais curioso desta scooter com que a BMW Motorrad quer “redefinir o segmento” resida na interacção entre a moto e o equipamento do motociclista. O smartphone do condutor liga-se a um (enorme) ecrã de 10,25 polegadas e há roupa especificamente projectada para “fazer parte da comunicação de motociclo com o mundo exterior”, conforme explicou a responsável por esta área, Julia Lein. Como tal, há uma parca com luzes integradas nas mangas e no capuz, que não só garantem ao motard que está a ser visto pelos automobilistas, como lhe permitem variar consoante o mood, alterando a cor através de sensores na manga. Já o bolso interior desta peça de vestuário oferece a possibilidade de recarregar o smartphone por indução.

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