Todos os serviços do YouTube, desde o site e aplicação até à YouTube TV e à Google TV, deixaram de funcionar em todo o mundo esta quinta-feira à noite, por volta das 00h30. A empresa confirmou no Twitter que estava ciente dos problemas e prometeu que a equipa estava “a tentar resolver”. Por volta das 2h00, o serviço foi restabelecido e a plataforma de vídeo informou no Twitter que “estava volta”, pedindo “desculpa pela interrupção”.

Quem acedia à página do YouTube ou à aplicação para smartphone não conseguia assistir aos vídeos carregados na página: surgia apenas um painel cinzento que não remetia para qualquer conteúdo. Em alguns casos, era possível selecionar vídeos, mas não era possível vê-los por causa de um aviso que dava conta da ocorrência de um erro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A página DownDetector também recebeu milhares de anúncios de erros que estavam a impedir o YouTube de funcionar normalmente. As sinalizações de erro chegavam de todas as partes do mundo, sobretudo da América do Norte e da Europa. A origem destes erros não é conhecida.

A falha generalizada do YouTube foi um dos assuntos mais comentados nesta madrugada no Twitter. A comunidade internauta criou uma hashtag para se referir ao erro, #YouTubeDown, e tem partilhado memes e capturas de ecrã que mostram o painel aparentemente sem conteúdos do YouTube.