A confederação das cooperativas agrícolas transmitiu ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, preocupação com o período de transição da Política Agrícola Comum (PAC), notando que o plano deve incluir apoios para a modernização das organizações económicas.

“A Confagri [Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal] reuniu no dia 11 de novembro com o Presidente da República com a finalidade de lhe transmitir um conjunto de preocupações e desafios que o setor cooperativo agrícola e de crédito agrícola português enfrentam”, indicou, em comunicado, a confederação.

Entre as principais preocupações da Confagri está a reforma da PAC e a necessidade do plano estratégico desta política vir a contemplar apoios para o reforço e modernização das organizações económicas de agricultores, nomeadamente, cooperativas agrícolas e organizações de produtores.

Na audiência, a confederação das cooperativas agrícolas mostrou ainda a sua “total oposição” à transformação da Caixa Central do Crédito Agrícola de Portugal em sociedade anónima, segundo o projeto de alteração ao regime jurídico das cooperativas de crédito, atualmente em discussão. Para a Confagri, em causa está a “alienação de um património de natureza cooperativa, construído durante mais de cem anos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR