É certo que ainda não sabemos como vai ser o Natal, mas uma coisa sabemos. Ele vai existir e nós vamos celebrá-lo.
Ainda não parece que é Natal até começar a preparar as suas decorações e a espalhar iluminações e ornamentos pela casa. E há muito para fazer sem ser apenas montar a árvore de Natal. Depois de um ano de tantas mudanças, restrições, perdas, medo e incertezas, não há razão para não encher a sua casa de cor e brilho.

As tendências mostram que, este ano, houve um aumento de pesquisas por decorações acessíveis, recicladas e feitas à mão. Produtos de Natal sustentáveis subiram 150% nas pesquisas e isto aplica-se desde os embrulhos às decorações. Este ano, sem dúvida, o Natal é green. E esta é também uma forma de manter os mais novos entretidos e incentivá-los a participar na decoração, a reutilizar materiais ou a dar nova vida a decorações antigas.

1Todas aquelas revistas antigas que tem em casa podem ser transformadas em decorações de papel. Só precisa de um molde do que quer fazer, paciência e criatividade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2 Os mais novos vão adorar ter uma pequena vila de Natal na sua decoração. Pode reutilizar caixas de cartão e incentivá-los a pintar e desenhar pequenas casas que, com luzes, vão criar magia.

3 Uma forma de tornar todo o mês de Dezembro mágico é criar um calendário do advento com as crianças.

4 Com embalagens de cartão ou garrafas pode fazer iluminações que, à noite, vão criar um ambiente encantado.

5 Um dos maiores inimigos do Natal é a quantidade de papel de embrulho que fica atolado nos aterros por não ser reciclável (por ter fita-cola ou ser papel plastificado). Este ano, troque todos os seus embrulhos por soluções ecológicas com papel kraft, jornais e trocando a fita cola por fios de sisal, rafia ou, no limite, fita de papel

10 ideias para decorar a mesa de Natal

6

Uma forma de colocar os mais novos entretidos nos próximos fins-de-semana é incentivá-los a fazer decorações para a árvore de Natal com materiais como paus e rolhas. Só tem de lhes dar liberdade para a sua criatividade.

7 Não há nada mais natalício que as pinhas e pode usar e abusar destes elementos da natureza para criar decorações eco-friendly.

8 Pode também incluir as pinhas nos seus presentes (para abolir de vez o papel de embrulho) e fazer velas. A lista de ideias é interminável.

9 Há coisas que certamente gasta muito em casa, como as cápsulas de café, e que dão (com algum jeito de mãos, é certo) decorações originais e amigas do ambiente.

10 Este ano quer uma Árvore de Natal de diferente? Bem, o céu é o limite. Aposte na criatividade.

Saiba mais em Natal Observador