No dia em que José Saramago completaria 98 anos, Vhils divulgou, nas redes sociais, o seu mais recente projeto: o rosto do escritor esculpido num pontão junto ao mar da Lourinhã.

Um vídeo publicado no Facebook e Instagram do artista durante a noite de segunda-feira mostra Alexandre Farto a concluir o projeto. A servir de legenda, está uma citação de um dos romances de Saramago, A Jangada de Pedra:

“Quantas vezes, para mudar a vida, precisamos da vida inteira, pensamos tanto, tomamos balanço e hesitamos, depois voltamos ao princípio, tornamos a pensar e a pensar, deslocamo-nos nas calhas do tempo com um movimento circular, como os espojinhos que atravessam o campo levantando poeira, folhas secas, insignificâncias, que para mais não lhes chegam as forças, bem melhor seria vivermos em terra de tufões”.

Vhils, que recentemente trabalhou num mural no Hospital de S. João, no Porto, de homenagem aos profissionais de saúde que combate o novo coronavírus, prometeu mais “para breve”.

Saramago, o único Prémio Nobel da Literatura português, o nasceu a 16 de novembro de 1922, na Azinhaga. Também nesta segunda-feira, a RTP começou a transmitir a série documental “Herdeiros de Saramago”, dedicada aos de jovens escritores que venceram o Prémio José Saramago, criado um ano depois de o escritor vencer o Prémio Nobel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR