O jardim de infância de Ferrel, no concelho de Peniche, encontra-se encerrado, depois de mais de uma dúzia de pessoas, entre funcionários e crianças, ter teste positivo à Covid-19, disse esta quarta-feira o presidente da câmara.

Henrique Bertino afirmou à agência Lusa que, no estabelecimento privado, existe “mais de uma dúzia de casos positivos”, adiantando que os primeiros casos foram detetados em funcionários, tendo havido transmissão do novo coronavírus a crianças. O estabelecimento privado está encerrado até ao final da próxima semana. Todos os funcionários e as 115 crianças foram testados e os casos positivos estão “assintomáticos”.

Ainda neste concelho do distrito de Leiria, há “cerca de 10 infetados” num lar da freguesia da Serra d’El Rei, informou o autarca. O surto começou nos funcionários e contagiou quatro utentes. Os primeiros trabalhadores infetados apresentaram alguns sintomas, o que levou as autoridades a testarem todos os utentes e funcionários, estando os restantes casos positivos assintomáticos. Os utentes foram separados em função de terem teste positivo ou negativo e os funcionários positivos foram substituídos.

Entre os cerca de 40 trabalhadores da Docapesca, em Peniche, que já foram também todos testados, sete estão infetados, disse o presidente da Câmara Municipal de Peniche. Os três surtos não estão associados entre si.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Peniche regista 85 casos ativos, informou Henrique Bertino.

Centro de testes abre para a semana em Peniche

O município de Peniche, em parceria com um laboratório privado, vai abrir para a semana um centro de testes à Covid-19 nesta cidade do distrito de Leiria, disse o seu presidente. Henrique Bertino referiu à agência Lusa que o centro de testes à Covid-19 vai abrir “nas antigas instalações do Centro de Atendimento a Toxicodependentes a partir da próxima semana”.

O município quer evitar “que as pessoas tenham de se deslocar a Caldas da Rainha”, sempre que estão identificadas para teste pelas autoridades de saúde, tendo por isso estabelecido uma parceria com um laboratório de análises.

A autarquia cede as instalações, enquanto o laboratório os meios humanos e técnicos, ficando o custo do teste a cargo do Sistema Nacional de Saúde ou outras entidades que o comparticipam. O autarca adiantou que o centro poderá receber cidadãos oriundos de concelhos vizinhos, desde que a capacidade de testagem o permita.