A União de Freguesias de Matosinhos — Leça da Palmeira, em Matosinhos, cancelou as iniciativas natalícias devido à pandemia de Covid-19 e substituiu-as pela entrega de “vales de compras e refeições”.

Assim, o Natal será “levado a casa” das pessoas mais necessitadas e sinalizadas pelo gabinete de ação social através da atribuição de “vales de refeições e de compras”.

“Estaremos a ajudar quem mais necessita, a levar um pouco da magia natalícia até aos seus lares e, paralelamente, a apoiar o comércio local e a nossa restauração, pois estes cidadãos irão realizar as suas compras nas lojas aderentes e poderão levantar a refeição nos restaurantes que farão parte desta vasta rede solidária”, afirmou o presidente, Pedro Sousa.

Além disso, a junta vai entregar lembranças às crianças e tem preparadas surpresas para os alunos que, este ano, não terão a habitual festa de Natal.

Pedro Sousa falou na importância de canalizar o orçamento para o que “verdadeiramente” faz sentido e melhora a vida das pessoas.

“Temos iluminações de natal e música instalada nos centros de Matosinhos e de Leça da Palmeira, por forma a darmos algum brilho a esta quadra, a apoiarmos o nosso comércio e restauração, mas abdicaremos das grandes festas e animações”, sublinhou.

A Junta de Freguesia mantém o “Programa de Emergência Social” que prevê a entrega ao domicílio de mercearias, medicamentos e refeições, assim como o “Saúde em Movimento” que possibilita às pessoas pertencentes aos grupos de risco tomar a vacina contra a gripe em casa.

Estão também previstos apoios extraordinários às instituições sociais, associações desportivas, culturais e recreativas e às corporações de bombeiros.

Portugal contabiliza pelo menos 3.632 mortos associados à Covid-19 em 236.015 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).