O endividamento do setor não financeiro aumentou 1,5 mil milhões de euros entre agosto e setembro, para os 738,0 mil milhões de euros, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

Relativamente a agosto, o endividamento do setor não financeiro aumentou 1,5 mil milhões de euros, uma subida que resultou do acréscimo de 0,9 mil milhões de euros do endividamento do setor público e de 0,6 mil milhões de euros do endividamento do setor privado.

O banco central refere que o aumento do endividamento do setor público “refletiu-se sobretudo no crescimento do endividamento face às próprias administrações públicas (0,9 mil milhões de euros) e face ao setor financeiro (0,9 mil milhões de euros)”.

Estes aumentos foram “parcialmente compensados” pela redução do endividamento face ao exterior (1,0 mil milhões de euros).

Já no setor privado, o crescimento do endividamento resultou do acréscimo do endividamento dos particulares perante o setor financeiro, em 0,3 mil milhões de euros, e das empresas face ao exterior, igualmente em 0,3 mil milhões de euros.

Em setembro de 2020, a taxa de variação anual (tva) do endividamento total das empresas privadas foi de 2,0%, menos 0,4 pontos percentuais do que o verificado no mês anterior. A tva do endividamento total dos particulares aumentou 0,1 pontos percentuais, para 0,9%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR