Macau registou em meados de novembro uma média diária de turistas que ultrapassou os 20.600 e durante a primeira semana do mês a ocupação hoteleira chegou a atingir 45%, uma ligeira melhoria em relação a outubro.

Os dados que foram divulgados na quarta-feira, após a realização do Conselho para o Desenvolvimento Turístico, demonstram que “até meados de novembro, a média diária ultrapassou os 20.600 turistas, sendo que a 06 de novembro se registou o número mais elevado com 25.444 visitantes”.

Estes dados representam uma ligeira melhoria em comparação com a média diária de cerca de 19.000 visitantes e de 38,1% de taxa de ocupação hoteleira registada em outubro, mês que também já tinha registado “média diária de cerca de 19.000 visitantes, um aumento de 26% em comparação com a média diária de setembro”.

Após a reabertura dos vistos individuais e de grupo da China continental para o território a 23 de setembro, suspensos desde o início da pandemia, o número de visitantes na capital mundial do jogo tem subido gradualmente, ainda que de forma lenta e muito abaixo de uma média de cerca de três milhões de visitantes registada por mês em 2019.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Macau, que registou 46 infetados, mas não tem nenhum caso ativo nem detetou qualquer surto local, foi dos primeiros territórios a sofrer o impacto da crise económica motivada pela pandemia da Covid-19.

As restrições fronteiriças e as medidas preventivas quase paralisaram a economia, cujo motor é o jogo e o turismo chinês, com os casinos a registarem prejuízos sem precedentes.

Durante a reunião, a responsável pela Direção dos Serviços de Turismo (DST), Maria Helena de Senna Fernandes, explicou aos presentes que o Governo de Macau tem vindo a trabalhar junto do Governo central para “o regresso dos grupos turísticos do interior da China a Macau”.

“Devido ao mecanismo de prevenção e controlo conjunto por parte do País, por enquanto, não está a ser considerado o recomeço do turismo das excursões transfronteiriças”, lê-se no comunicado.

“O Governo da RAEM [Região Administrativa Especial de Macau] irá, entretanto, continuar a esforçar-se para que esse objetivo possa ser atingido”, reforçou a responsável.