Sessenta autocarros de turismo vão reforçar a partir de segunda-feira o transporte público feito pela CP, Fertagus e Metro Transportes do Sul na Área Metropolitana de Lisboa (AML), durante as horas de ponta, foi esta sexta-feira anunciado.

Em comunicado, a ANTROP — Associação Nacional de Transportes de Passageiros refere que a medida vai retirar trabalhadores de layoff, permitindo, igualmente, o regresso à estrada de 60 veículos parados desde abril devido à falta de atividade turística por causa da Covid-19.

Apesar desta solução de apoio rodoviário do turismo à ferrovia, anunciada pelo secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, no início de novembro, estar prevista também para o Porto, vai iniciar-se, para já, apenas em Lisboa, segundo a ANTROP.

A medida contempla as linhas de Sintra e também a travessia do Tejo pela Ponte 25 de Abril, envolve autocarros de turismo e 50 motoristas que deixam de estar em layoff por falta de atividade e regressam ao trabalho. Aquando do anúncio, o Governo avançou que as Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto iam ter 1,5 milhões de euros para aquisição de serviços de transporte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na Área Metropolitana do Porto eram 17 as linhas, de seis municípios, que apresentavam necessidade de reforço de oferta de transporte, enquanto na Área Metropolitana de Lisboa o reforço apontavam para três operadores, nomeadamente a CP nas linha de Sintra, a partir do Cacém e Amadora, e os terminais da Pontinha, Sete Rios e Entrecampos.

Na linha de Sintra, está previsto um reforço da oferta na hora de ponta da manhã entre as estações ferroviárias do Cacém e da Amadora e estações do Metropolitano de Lisboa. Já na Fertagus, haverá autocarros diretos da estação do Pragal para Lisboa, entre as 6h20 e as 8h, enquanto no sentido inverso, a circulação será feita entre as 17h10 e as 18h10. Na Metro Transportes do Sul haverá reforço nas viagens por autocarro de turismo de Corroios para Cacilhas, entre as 7h20 e as 8h e entre as 16h e as 18h15 no regresso.

À semelhança do que acontecia em dias de greves de comboios, as informações sobre os reforços nos transportes será disponibilizada pelas operadores junto às estações da CP e/ou paragens de autocarro.

A ANTROP — Associação Nacional de Transportes de Passageiros congratulou-se com esta decisão do Governo e da AML referindo que a mesma vai permitir o reforço do transporte público que serve Lisboa e áreas suburbanas através da ferrovia.

“Esta medida é triplamente virtuosa: para os utilizadores de transporte público porque permite aumentar a oferta nas horas e percursos mais críticos, para as empresas de transporte público porque lhes garante alguma atividade depois de oito meses de paragem forçada e para os trabalhadores porque saem do regime de layoff, o que é muito positivo em termos sociais”, disse Luís Cabaço Martins, presidente da ANTROP.