As autoridades de saúde detetaram a presença de Legionella, no dia 10, nas torres de refrigeração do Centro de Distribuição da Longa Vida, em Perafita, concelho de Matosinhos, informou esta sexta-feira a empresa de produtos lácteos.

Em comunicado, a Longa Vida, que tinha desligado “preventivamente” as torres de refrigeração por causa de um surto de Legionella, dá conta de que os “resultados que acabam de ser comunicados, esta noite, pelas autoridades de saúde à Longa Vida, indicam a presença de ‘Legionella Pneumophila’ nas torres de refrigeração do Centro de Distribuição da Longa Vida em Perafita no dia 10 de novembro” e garante que estas “se mantêm desligadas desde então”.

Contudo, a empresa de produtos lácteos revela que “não recebeu informação sobre a correlação entre a presença desta bactéria” nas torres de refrigeração e a origem do surto que atingiu o Norte do país nas últimas três semanas. A Longa Vida diz ainda “manifestar o seu pesar a todos os afetados pela ocorrência deste surto que veio causar bastante sofrimento na região”.

Legionella. Mar Shopping e NorteShopping revelam que análises deram negativo

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A fábrica situada em Matosinhos sublinha que “continuará a trabalhar com as autoridades até ao termo das investigações para descobrir a fonte do contágio” e explica que “efetua controles regulares às suas torres de refrigeração, que sempre revelaram ausência de Legionella Pneumophila”. “A Longa Vida informa que esta situação não impacta a qualidade e a segurança dos produtos, pelo que todos os produtos da marca são seguros para consumo, incluindo aqueles que já foram adquiridos pelos consumidores“, conclui o mesmo comunicado.

A doença do legionário, provocada pela bactéria ‘Legionella Pneumophila’, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

De acordo com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, 85 pessoas foram diagnosticadas com a doença, desde 29 de outubro, das quais 14 permanecem internadas e nove morreram.