Quatro anos depois de inaugurar a primeira casa no Porto, na Constituição, a Founders Founders prepara-se para abrir a segunda morada na Invicta, a terceira a nível nacional (a outra é a de Lisboa) em cinco anos. Será junto à estação de Campanhã, na zona oriental, que vai surgir uma nova residência, pronta para receber cerca de 12 startups e perto de 300 pessoas. São 4000 metros quadrados de um edifício reabilitado com um miradouro, um ginásio e um restaurante, além de tecnologia moderna e a capacidade de produzir 50% de toda a energia que precisa.

“Sempre tivemos a ambição de construir a maior comunidade de empreendedorismo em Portugal e ajudar a que o nível de conhecimento sobre como criar startups globais, a partir de Portugal, fosse cada vez maior. Hoje, somos perto de 100 fundadores das mais relevantes startups portuguesas. A maioria dos fundadores da nossa comunidade não tem oportunidade de ter os seus projetos a residir numa das nossas casas, por falta de espaço. Por essa razão, era prioritário aumentar o espaço disponível”, afirma, em comunicado, Rui Santos Couto, cofundador da Founders Founders.

Campanhã não foi uma zona escolhida ao acaso, já que é uma artéria da cidade que se encontra em franco crescimento e investimento com projetos como o Terminal Intermodal, o Antigo Matadouro Industrial ou a requalificação do Jardim da Corujeira. “Campanhã vai concentrar boa parte da iniciativa tecnológica e criativa da cidade, por isso tinha de ser aqui.”

Imagens do que será o novo espaço da Founders Founders no Porto

Em contexto de pandemia, esta comunidade de empreendedores adaptou-se aos novos tempos, onde o teletrabalho é, e continuará a ser, uma realidade. “A aceitação do teletrabalho veio para ficar, mas isso não quer dizer que as pessoas vão trabalhar todos os dias em casa. Algumas irão três vezes por semana ao escritório, outras irão todos os dias. À boa maneira empreendedora, tivemos de nos adaptar”, explica Rui Santos Couto, acrescentando que no novo Founders Founders Oriental há a possibilidade de as startups terem o seu próprio escritório, assim como mais espaços de trabalho ou de lazer. “Procuramos criar um equilíbrio ótimo entre trabalho e vida pessoal.”

A Founders Founders é uma comunidade de empreendedores que promove a ajuda entre-pares (Peer-to-Peer) e a circulação de conhecimento entre fundadores de startups, para que mais empresas de tecnologia globais possam ser criadas a partir de Portugal, sendo também uma rede internacional que junta empreendedores maioritariamente portugueses, investidores, parceiros estratégicos e especialistas nas áreas de gestão, marketing, vendas e tecnologia.

As startups residentes na Founders Founders já angariaram mais de 50 milhões de euros em investimento e têm um total aproximado de 500 pessoas altamente qualificadas. A abertura do novo edifício no Porto está programada para o início de 2021.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR