Uma pessoa morreu e há mais 10 casos ativos de Covid-19 no IPO do Porto. Depois de na sexta-feira o hospital ter confirmado que foi identificado um surto de Covid-19 no piso 8 de internamento (Cirurgia), com cinco doentes e dois profissionais infetados, a mesma instituição esclarece que os resultados das análises (conhecidos após esse anúncio) detetaram infeção em mais três doentes e um profissional.

O IPO do Porto revela que o primeiro doente que apresentou sintomas na passada quinta-feira, era um doente com doença oncológica avançada e que sofreu diversas complicações graves no pós-operatório, “na sequência das quais veio a falecer”.

Quanto aos doentes infetados, o IPO explica que se encontram “em processo de transferência para hospitais da sua área de residência, conforme a indicação por parte das normas da Direção-Geral da Saúde”.

Covid-19. Cinco doentes e dois profissionais de saúde infetados no IPO do Porto

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o Conselho de Administração do IPO do Porto, o grupo de doentes infetados com o novo coroanvírus encontra-se em isolamento “com todas as medidas de segurança necessárias”, estando já a decorrer os procedimentos de transferência de doentes para unidades hospitalares da área de residência, onde serão acompanhados até reunirem de novo condições para continuar o seu tratamento.

“Está também em curso a averiguação dos potenciais elos de ligação entre os casos detetados, de forma a identificar a origem deste surto”, adianta o conselho de administração, reforçando que “foram tomadas todas as medidas adequadas para garantir a segurança de doentes e de profissionais de saúde”.

IPO amplia a realização de testes e transfere todos os doentes positivos

Em comunicado, o IPO do Porto avança que irá ampliar a realização de testes a todos os doentes internados no edifício A (cirurgia), “providenciando assim maior garantia de segurança para todos”. “Este sábado foram realizados 32 testes adicionais, os quais se revelaram todos negativos. Domingo serão realizados os restantes testes com o mesmo objetivo”, adianta.

Ao todo, durante o fim de semana, foram realizados 84 testes, “os quais se revelaram todos negativos”. “Mais se informa que os doentes que testaram positivo já foram todos transferidos para o hospital da respetiva área de residência“, garante o instituto.

O Conselho de Administração agradece ainda aos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, “que com verdadeiro espírito de colaboração em rede rapidamente se prontificaram a receber estes doentes, apesar de todas a pressão assistencial a que estão sujeitos”.

Artigo atualizado domingo, pelas 16h30, com informação do IPO do Porto sobre os testes realizados durante o fim de semana.