A administração do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) suspendeu todas as cirurgias programadas não prioritárias que envolvam internamento, devido ao “rápido e crescente evoluir” da pandemia de Covid-19.

“Face ao rápido e crescente evoluir da pandemia de Covid-19, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) suspendeu todas as cirurgias programadas não prioritárias que envolvam internamento”, explica a organização, em comunicado.

A nota de imprensa explica que a “decisão foi tomada no âmbito do plano de contingência para fazer face ao aumento da necessidade de vagas para internamento de doentes Covid-19” que, atualmente, “ocupa todo o sétimo andar” do hospital de Viseu.

O CHTV garante a realização de cirurgias prioritárias e muito prioritárias, e todas as cirurgias urgentes. Vai ainda ser mantida a atividade de cirurgia de ambulatório em Viseu e Tondela, bem com o funcionamento dos hospitais de dia”, assume.

A administração refere que “as consultas externas se mantêm em funcionamento”, apesar de “prever algumas desmarcações de consultas não prioritárias que serão comunicadas aos utentes em devido tempo” pelo CHTV.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Esta nova medida surge na sequência das orientações da tutela, no âmbito do alargamento da capacidade de resposta à pandemia. Temos consciência de que nesta fase todos os recursos são preciosos e que é necessário reforçar a capacidade de resposta à Covid-19”, considera.

Até ao final de segunda-feira, o CHTV contabilizava 95 internamentos por Covid-19, “estando 87 doentes em enfermaria e oito em cuidados intensivos”.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.397.322 mortos resultantes de mais de 59,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.971 pessoas dos 264.802 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.