787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ke-quê? Kefir. E este nunca mais vai querer largar

Este artigo tem mais de 3 anos

Cultive o seu bem-estar com o Kefir da Vigor: um probiótico com 12 culturas vivas de kefir e novo sabor a frutos vermelhos. Eis um guia para introduzir esta bebida fermentada na sua vida

i

Getty Images/iStockphoto

Getty Images/iStockphoto

É a pensar em si que construímos este guia: para ajudá-lo a perceber os benefícios deste alimento e introduzir mais vigor (também podia ser com V maiúsculo) na sua alimentação, tal como várias culturas no mundo fazem, desde sempre, à sua maneira. E no fim, uma novidade.

1 Ke-quê?

Repita connosco: Kefir, kéfir, quefir ou kephir. Não, não estamos a sorrir enquanto imaginamos quem nos lê a soletrar as palavras, é só impressão sua (uma adenda: passámos pelo mesmo). São várias as denominações que existem para descrever este alimento probiótico e bebida fermentada ancestral, mas a tradução é só uma: significa bem-estar. Tradicionalmente feito a partir do leite, mas com pouca lactose, é uma fantástica fonte de nutrientes quando consumido regularmente.

2 Kefir é um probiótico. O que são probióticos?

Probiótico, uma palavra que deriva do grego e do latim, significa “a favor da vida”, e originalmente provém das montanhas do Cáucaso. Trata-se de micro-organismos vivos que, quando ingeridos em quantidades adequadas, são benéficos durante a sua passagem pelo meio gastrointestinal. Por terem influência na composição da sua microbiota intestinal – por outras palavras, as bactérias que vivem no seu intestino -, estão muito associadas à saúde digestiva e ao bem-estar. Foi Elias Metchnikoff, um biólogo russo e vencedor do prémio Nobel, que em 1900 desenvolveu o conceito que viria a mostrar que estes micro-organismos podem ter bastantes benefícios para a saúde humana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3 Os probióticos são alimentos fermentados. O que é que isso significa?

Ora, alimentos fermentados são todos aqueles que são obtidos com recurso ao crescimento controlado de micro-organismos e são produzidos e consumidos pelo Homem há milhares de anos. Existem dois tipos de alimentos fermentados: os que não contêm micro-organismos vivos no momento da sua ingestão, como é o caso do chocolate, da cerveja ou do pão; e os que têm como o kefir, o iogurte e o chucrute.


4 E sobre este processo de fermentação? Pergunta você…

Nós respondemos: é um processo metabólico no qual as bactérias transformam carboidratos simples, como os açúcares presentes na lactose, em ácido láctico. É através da fermentação láctica que obtemos a produção final de ácido láctico, e é daí que vem o sabor levemente azedo dos produtos fermentados. Existem três grandes vantagens neste processo: a preservação e durabilidade do alimento; as propriedades organoléticas, isto é as características que são perceptíveis pelos sentidos humanos como a textura e os aromas; e a facilidade no processo de digestão da lactose, o que é bastante benéfico para quem é intolerante à lactose.

5 Porque devem ser consumidos? Eis os benefícios:

Já inclui probióticos na sua dieta? Se a resposta for negativa, continue a ler: perceberá rapidamente que o Kefir Vigor é a bebida perfeita para quem se preocupa diariamente com o seu bem-estar*. Ora, uma vez que os probióticos resistem parcialmente ao processo de digestão, as bactérias do bem mantêm-se no intestino, regulando e promovendo o equilíbrio saudável da nossa microbiota intestinal e, por isso, sentimos maior conforto digestivo. Atualmente muitos fatores podem desequilibrar a nossa microbiota, como fatores alimentares, infecções, doenças, a necessidade de tomar antibiótico, o stress (ai, o stress!), daí a ingestão deste produto ser especialmente útil para o nosso intestino. Ainda tem dúvidas?

6 Explicações feitas, eis a proposta:

Juntando à frescura de Vigor as propriedades do kefir, surge o Kefir Vigor, um probiótico* com 12 culturas vivas de kefir sem leveduras. Com baixo teor de gordura, um perfil equilibrado entre acidez e doçura, e a riqueza nutricional do leite – como as vitaminas, o cálcio e as proteínas -, este produto responde às necessidades de quem quer cultivar o seu bem-estar*. É ideal para todos que reconhecem os benefícios desta bebida, sem abdicar do lado mais indulgente dos alimentos. Delicioso e funcional, está disponível com sabor natural, manga maracujá e (tambores…), como para o melhor fica sempre para o fim, frutos vermelhos, uma nova opção de sabor que se junta à gama Kefir Vigor.

Atenta às tendências e necessidades de quem é exigente com o que consome, a Vigor decidiu inovar e valorizar ainda mais o leite fresco.

Ke-quê? Estamos a brincar e a sorrir também: o guia já fez a sua magia. Kefir só da Vigor. Mas também sabemos que já sabe isso.

* As culturas vivas em leite fermentado ajudam à manutenção da saúde e do bem-estar, melhorando a digestão da lactose em indivíduos com dificuldade de digestão da lactose.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora